quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A VOCAÇÃO NA BÍBLIA (I)

1. DEUS TOMA A INICIATIVA...

Os autores bíblicos do AT nos contam os feitos das grandes figuras da história da salvação. Eles estavam convencidos da iniciativa divina na vocação. E deste modo, nos apresentam o próprio Deus falando de viva voz com seus eleitos. Mas, devido os acontecimentos da vida do povo da Bíblia, ser transmitido de geração em geração, torna-se hoje difícil sabermos, exatamente de que maneira Deus chamou. Contudo, o que os autores bíblicos buscam mostrar aos leitores da Sagrada EScritura é que de fato, a iniciativa do chamado a muitos homens e mulheres da história da salvação, foi do próprio Deus. O texto bíblico vai nos apontando um conjunto de fatores pelos quais se manifesta a vontade divina sem que haja dúvidas.
Temos, por exemplo, o caso de Samuel, em que Deus o chama três vezes em sonho. Relato típico dessa iniciativa divina. Porém não é algo mágico, mas que se dá num processo. No relato, conta-se o modo lento de Samuel despertar para o chamado que Deus lhe faz. Samuel sob a assitência de Heli, sente, pouco a pouco, no seu coração o chamado do Senhor.
Outro exemplo para nós conhecido é o de José do Egito, nele não encontramos uma intervenção extraordinária e evidente de Deus, mas José se entende, se sabe inspirado por Javé, na hora em que lhe pedem explicação de sonhos. Ele próprio faz uma leitura do ocorrido consigo; ele diz aos seus irmãos:"Vocês quiseram fazer-me o mal, porém Deus quis converter isto num bem, para acontecer o que hoje se vê: que fosse conservada a vida de um povo numeroso". A iniciativa divina não aparece aqui, portanto, por mera manifestação externa e evidente, mas por uma vida comum, na qual se revela uma providência, que só pode ser de Deus.
A iniciativa divina difere, de vocação para vocação; ora é mais evidente, ora é mais velada. Para Saul e Davi veio sua eleição por parte de Deus, em primeira instância, pela aparição inesperada do profeta Samuel, que os ungiu reis, dirigido por inspiração divina. Isaías narrou como o chamamento de Deus lhe veio expressamente por uma visão grandiosa. Jeremias já o recebeu mais veladamente por uma voz interna, na hora da meditação. Os evangelhos contam que para Maria, a mãe de Jesus, a iniciativa divina deu-se através da anunciação do anjo.
É também importante para nós ver como Deus tomou a iniciativa na vocação dos apóstolos: foi por um simples chamado de Cristo, mas carregado de uma força interna irresistível. Só aos poucos, com o evento da ressurreição, descobriram todo o seu sentido. Só aos poucos, reconheceram a presença de Deus em Cristo e em sua vocação. Mais tarde, tiveram a certeza de que foi a presença divina, que desde o começo os impulsionou para seguir a Jesus. Não o seguiram por própria iniciativa. O Mestre chamou quem quis: "não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que lhes escolhi".

REFLITA SOBRE ISTO:
* Como tem se manifestado a iniciativa de Deus na minha vocação?
* O que tem feito eu tomar consciência de que Deus poderia estar me chamando?
* Como se deu o início da minha vocação? O que relembro daquele momento? O que mudou em minha vida?

Nenhum comentário: