terça-feira, 7 de setembro de 2010

Diário do Nordeste cita Comunidade Vocacional em reportagem sobre o Bairro Mondubim

No início de Setembro, o Diário do Nordeste, jornal de maior circulação em Fortaleza, com média de 35 mil exemplares por dia, segundo o IVC – Instituto Verificador de Circulação, veiculou reportagem de página inteira sobre o bairro do Mondubim: "Mondubim com jeito de interior".

Os que migravam do Maciço do Baturité para a Capital encontravam, no Mondubim, e próximo a sua lagoa, o primeiro lugar para a formação de casas e vilarejos. Segundo Padre Luiz Júnior, SJ, “o povoamento ajudou na motivação e na crença de que a missão jesuítica tinha um território fértil no bairro”.

No decorrer da reportagem é ressaltada a importância da Missão da Companhia de Jesus no bairro, como também, da Comunidade Vocacional São Pedro Claver, casa de discernimento vocacional, preparando jovens para responder ao chamado do projeto de Deus.

O bairro que ainda preserva muito das raízes interioranas, como a índole pacata, casou, na época, com a necessidade da ordem religiosa de ir até a periferia para promoção dos trabalhos pastorais. Desta forma, a Comunidade Vocacional São Pedro Claver foi instalada no Mondubim, que, até o início dos anos de 1980, funcionava na Rua Gonçalves Ledo, ao lado da Igreja do Cristo Rei.

Rapidamente conjuntos habitacionais cresceram no bairro mudando sua característica e com isso as contradições e desafios pastorais das grandes cidades. O aumento na demanda por trabalhos apostólicos e a infraestrutura que já existente no bairro permitiu a migração da Comunidade Vocacional. Atualmente, a Comunidade Vocacional São Pedro Claver é a única no Nordeste onde os jovens são acolhidos para o discernimento vocacional e preparação para o Noviciado da Companhia de Jesus.

Nenhum comentário: