quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Notícias direto da França


“Caros Companheiros.


Gostaria de partilhar com vocês os três primeiros meses de magistério vividos no Colégio Saint Joseph em Reims. O fato de ter chegado meses antes de começar o magistério para aprender a língua e me adaptar, muito me ajudou a entrar facilmente no ritmo das atividades do colégio. O Colégio Saint Joseph, situado no coração da cidade de Reims acolhe pouco mais de 1200 alunos vindos da região e da grande Paris, dentre os quais 360 são internos. O trabalho que eu desenvolvo na pastoral do colégio está ligado diretamente a duas pessoas: o Pe. Xavier Roger, sj (coordenador da Pastoral no Ensino Fundamental II) e a Srª. Claire Lefèvre (coordenadora da pastoral no Ensino Médio). Assim, eu posso dizer que estou inserido no trabalho pastoral com todas as classes e idades.

No Ensino Fundamental II as atividades estão em torno da catequese para o 5º e 6º ano e o grupo MEJ e os ateliers com temas específicos (bioética, afetividade, serviço social, etc.) para o 7º e 8° ano. Faz parte da minha missão também acolher e acompanhar os alunos que chegam à sala pastoral durante a recreação e a pausa do meio-dia. Com os alunos internos do Ensino Fundamental II, estamos tentando colocar em prática um grupo de reflexão e partilha na segunda-feira a noite e na quarta-feira a tarde eu estou presente para acompanhá-los nas diversas atividades de lazer.

A Pastoral no Ensino Médio é mais pontual, pois os alunos têm um programa acadêmico bastante cheio. No 1º ano, eu estou presente nos grupos de partilha e no grupo de confirmação. No 2º ano, eu acompanho um grupo de alunos que fazem o estágio social (voluntariado em uma obra social). E como programa para o 3º ano, nós oferecemos um retiro de três dias, que aconteceu entre os dias 13 e 16 de outubro.

Poderia continuar citando mais algumas pequenas atividades que desenvolvo, mas eu acredito que posso resumir o meu magistério no Saint Joseph com a palavra presença, pelo fato de estar próximo dos alunos. Muitas vezes o ser brasileiro e jesuíta jovem ajudam nesta proximidade. Ao longo desses três meses, o Senhor tem sido muito bom comigo, dando-me muitas alegrias e confortando-me nos momentos mais difíceis. Posso dizer que me sinto no lugar certo, confirmado na missão que a Companhia me confiou. Estou acompanhando pela oração a todos vocês nas mais diversas missões e principalmente neste momento de discernimento para a escolha do novo Provincial. Deixo aqui o site do Colégio para aqueles que quiserem fazer uma visita virtual: http://www.saint-joseph.com/. Um abraço caloroso, mesmo com o frio que já começa por aqui”. (E. Cleiton Nery de Santana, SJ)

Nenhum comentário: