sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

TERCEIRA PROVAÇÃO EM SALAMANCA-ESPANHA

Queridos amigos da Província Brasil Nordeste, com alegria partilho algo que pode parecer repetido, mas é o que o hoje experimento: Deus é muito bom! Estou em Salamanca-Espanha fazendo a terceira provação ou como gosta de chamar nosso instrutor Pe. Paco Arrondo: “A escola do coração”.
Parti do Brasil no dia 08 de Setembro dia da Natividade de Nossa Senhora foi um sinal de benção, pois sabia que teria uma companhia muito importante nesta caminhada, cheguei dia 09 e dia 15 de setembro (festa de Nossa Senhora das Dores) iniciamos a terceira provação, o sentimento que me acompanhava todo este tempo era um sentimento de gratidão por tudo que Deus tem feito e por tantos bons amigos que a Companhia de Jesus me deu.
Depois estudamos a autobiografia de Santo Inácio enquanto apresentávamos a nossa autobiografia aos companheiros, quantas descobertas, como bem ressaltou a Congregação Geral 35ª: muitos relatos, mas uma só história da nossa “Mínima Companhia”. Depois tivemos um curso de Fontes Inacianas com José Garcia de Castro, editor da revista Manresa e organizador do Dicionário de Espiritualidade Inaciana, homem apaixonado pelos temas do diário espiritual, das cartas e que nos falou também do tema da consolação. Redescobrir o diário foi ótimo.
Depois veio o retiro em Loyola, Foram emocionantes todas as Eucaristias, mas de modo especial a de introdução e conclusão, ambas na capela da Conversão, onde está escrito: "aqui se entregou a Deus Inácio de Loyola”. Poder diariamente voltar à capela da Conversão para rezar era sentir: “o Peregrino caminha conosco, nós fazemos o seu caminho espiritual”.
Agora iniciaremos o estudo das Constituições com o Pe. Urbano Valero, um dos responsáveis da atualização do direito da Companhia através das Normas Complementares. Deus é muito bom, muito bom mesmo...
Forte abraço a todos!
Pe. Ednaldo sj

Nenhum comentário: