segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

TERCEIRA PROVAÇÃO EM CUBA...

De Cuba, Pe. Caio nos envia um relato sobre a sua experiência de estar fazendo a última etapa de formação na Companhia de Jesus, chamada de "Terceira Provação" ou mesmo "Escola dos Afetos".



"Terminamos os Exercícios Espirituais com muitos frutos, ou melhor, sementes, para continuar cultivando.
Cada vez mais se faz necessário perceber a presença de Deus nas pequenas coisas, no germinal, como diz sempre nosso acompanhante Pe Benjamin. Aqui em Cuba, todavia, essa espiritualidade mais profunda se faz vital para continuar servindo com esperança. É preciso encontrar uma linguagem muito discreta para anunciar o Evangelho. A mística de olhos abertos.

Depois do retiro estudamos nossas Constituições e Normas Complementares que, iluminadas pelos EE, nos ajudou a contemplar, dentro das Constituições, toda a espiritualidade de nosso Pai Inácio.


Na semana seguinte tivemos um Curso de Afetividade e Sexualidade com o Pe Luis de Diego de Venezuela. "A gente vai ficando velho, por isso, precisamos seguir trabalhando mais e mais a nossa afetividade." Esta semana estamos estudando a Congregação Geral 35ª. É Preciso buscar sempre nossa identidade-fidelidade com o carisma de nosso fundador.
(A foto do crepúsculo foi retirada no ultimo dia de retiro, o Espírito Santo esteve por lá. As outra fotos: uma na praia do Caribe Cubano e a nossa turma da Terceira Provação).

Abração e até mais. Caio

Nenhum comentário: