sábado, 27 de março de 2010

BENDITO O REI, QUE VEM EM NOME DO SENHOR! PAZ NO CÉU E GLÓRIA NAS ALTURAS

HOSANA! Hosana ao nosso Rei! Acolhamos o Filho de Deus, que vem a nós como humilde rei e servidor, e o acompanhemos em sua trajetória rumo à cruz.

Com este domingo inicia-se a “grande semana”. Neste dia, a Igreja faz memória da entrada de Cristo Senhor em Jerusalém para ai realizar o seu mistério pascal. Na liturgia revivem e se revelam os dois aspectos fundamentais da Páscoa: a entrada messiânica em Jerusalém, como anúncio e figura do triunfo da sua ressurreição, e a memória da sua paixão, que marcará a libertação da humanidade do pecado da morte.



O significado da celebração está bem resumido e apresentado na admoestação inicial proposta pelo Missal para introduzir os fiés no espírito do rito: “Meus irmãos e minhas irmãs: durante as cinco semanas da quaresma preparamos os nossos corações pela oração, pela penitência e pela caridade. Hoje aqui nos reunimos e vamos iniciar , com toda a Igreja, a celebração da Páscoa de nosso Senhor. Para realizar o mistério de sua morte e ressurreição , Cristo entrou em Jerusalém, sua cidade. Celebrando com fé e piedade a memória desta entrada, sigamos os passos de nosso Salvador para que, associados pela graça à sua cruz, participemos também de sua ressurreição e de sua vida”. BERGAMINI, Augusto. Cristo Festa da Igreja, história, teologia, espiritualidade e pastoral do ano litúrgico. Paulinas, São Paulo, 1994. p. 295-296.

Nenhum comentário: