quarta-feira, 17 de março de 2010

Diác. Jean Fábio - Partilha

Olá! Sou Jean Fábio, um dos quatro jovens Jesuítas ordenados no dia 30 de janeiro deste ano.
Atualmente estou na Guatemala, fazendo um curso de espiritualidade. Tem sido uma experiêcia muito bonita. O curso nao está pautado em reflexões teóricas acerca da vida espiritual de uma pessoa ou comunidade, mas sim a partir de uma dinâmica que nos leva a experimentar e vivenciar aquilo que será teorizado depois.
Conheci a Companhia de Jesus por meio do Pe. Eliomar.SJ, no ano de 1996, época em que ele se encontrava na etapa do “Magistério” na cidade de Salvador-Ba. Eliomar tinha sido convidado pela pastoral da juventude da Diocese de Alagoinhas para desenvolver o tema correspondente à celebração do Dia Nacional da Juventude, do respectivo ano citado acima. Neste dia, um dos membros do grupo de jovens, ao qual eu participava, entrou em contato mais pessoal com Eliomar. Foi aí que Eliomar fez o convite ao grupo “JOIA” (Jovens Irmãos e Amigos) para participar de uma missão juvenil que se realizaría no final deste mesmo ano. Três jovens disseram sim ao convite feito. Claro! um destes era eu, que, como podem constatar, vim para ficar!
Hoje, sou um joven jesuíta muito grato por toda a graça recebida durante cada etapa de formação vivida na Companhia de Jesus. Olhando para mina caminhada, posso comprovar o quanto Deus me favoreceu uma experiência de hunanização de minha humanidade por meio de muitos daqueles que foram responsáveis por mim em determainadas etapas de formação. Destaco aquí a etapa dos estudos teológicos. Este foi um tempo onde pude ver concretizando-se muito do que tinha aprendido e do era orientado a realizar desde as primeiras etapas. Durante a teología, assumi minha missão de estudar levando em conta, conscientemente, toda a minha realidade pessoal (qualidades, defeitos), me implicando na hora de responder a cada exigência própria da missão, como: os estudos acadêmicos, a vida comunitária, o serviço pastoral, a vida espiritual, etc…. Me percebi assumindo o compromisso de responder às minhas responsabilidades de maneira que pudesse crescer e experimentar-me como pessoa, pois, tinha conscienciência de que só assim, poderia ser uma pessoa melhor na vida de outros!!!!
*** *** *** ***
Agradeçemos ao Jean, Álvaro, Sérgio e Moisés, pelos bonitos e inspirados depoimentos que nos enviaram, com este último testemunho, conhecemos os 4 jesuítas jovens que serão ordenados presbíteros (padres) em julho próximo. Continuemos em sintonia. Pe. Laércio.sj (Comunidade Vocacional - Fortaleza). Mandai Senhor "operários" para a vossa missão...

Nenhum comentário: