quarta-feira, 30 de julho de 2008

Ordenação Episcopal do Jesuíta Ladaria

Cardeal Bertone deixa conselho ao secretário para a Doutrina da FéOs bispos têm uma tarefa sempre atual: fazer que seu ensinamento, fundado no Senhor ressuscitado, chegue à inteligência e ao coração das pessoas, disse o cardeal Tarcisio Bertone na ordenação episcopal do novo secretário da Congregação para a Doutrina da Fé.
O padre Luis Francisco Ladaria Ferrer, S.J., até agora professor na Universidade Gregoriana e secretário-geral da Comissão Teológica Internacional, foi ordenado bispo junto de monsenhor Ambrogio Spreafico, novo bispo coadjutor da diocese italiana de Frosinone-Veroli-Ferentino, até o momento reitor da Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma.
Durante a ordenação, celebrada na tarde do sábado 26 de julho, na basílica papal de São João de Latrão, o secretário de Estado ofereceu uma reflexão sobre a tríplice missão de mestre, pastor e sacerdote, exercida pelo próprio Cristo e continuada através dos apóstolos e seus sucessores.
«Se evangelizar é a missão de todo cristão, é ainda mais para os pastores do Povo de Deus», disse o cardeal Bertone, recordando uma recente catequese de Bento XVI em que o pontífice explicava que a palavra bispo, cuja raiz grega é epìscopos, indica a tarefa daqueles que «têm uma visão a partir do alto, que olham com o coração».
«Olhar a partir do alto –acrescentou o secretário de Estado– é uma imagem que recorda as alturas da Sagrada Escritura, esse alimento de vida que oferece a palavra de Deus. Olhar com o coração significa olhar ao centro da pessoa humana; o homem entra em relação com tudo o que existe, por meio do coração».
Participaram da cerimônia na catedral de Roma familiares e amigos dos novos bispos.
Dom Ladaria, que entrou na Companhia de Jesus em 1966, foi professor de teologia dogmática na Universidade Pontifícia de Comillas, em Madri, e depois na Gregoriana, onde foi vice-reitor de 1986 a 1994.
Deverá exercer seu serviço como secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, disse o cardeal Bertone, «com essa competência que todos reconhecem e com essa fidelidade a Cristo, à Igreja e ao sucessor de Pedro que é típica do fundador do instituto religioso ao qual pertence», a Companhia de Jesus, fundada por Santo Inácio de Loyola.
Dom Spreafico, sacerdote desde 12 de abril de 1975, foi professor do Instituto Pontifício Bíblico e da Universidade Pontifícia Urbaniana, da qual foi reitor em duas ocasiões, de 1997 a 2003 e de 2005 até hoje.
Uniu ao ensino universitário o serviço de evangelização na paróquia de Santa Maria em Trastévere, Roma, junto da Comunidade de Sant’Egídio. É consultor da Congregação para a Evangelização dos Povos.

www.zenit.org

Nenhum comentário: