quinta-feira, 10 de julho de 2008

Pe. Ladaria é nomeado como novo secretário da Congregação para a Doutrina da Fé

" Com nossa oração e nosso apoio acompanhamos o Pe. Ladaria neste serviço a Igreja que o Santo Padre o há confiado. Esperamos que o Pe. Ladaria possa contribuir à abertura de caminhos de diálogos no serviço da fé."
Pe. Adolfo Nicolás, sj
Superior Geral da Companhia de Jesus
Bento XVI nomeou o jesuíta espanhol Luis Francisco Ladaria Ferrer como novo secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, designando-o à sede titular de Tibica, com dignidade de arcebispo, informa nesta quarta-feira a Sala de Informação da Santa Sé.
Ladaria, atualmente professor de Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, desempenhava até agora o cargo de secretário-geral da Comissão Teológica Internacional.
O novo secretário nasceu em Manacor (Mallorca) em 19 de abril de 1944; é jesuíta desde 1966 e sacerdote desde 1973. Estudou, e foi professor posteriormente, na Universidade Pontifícia de Comillas (Madri). Na Gregoriana, onde leciona atualmente, desempenhou o cargo de vice-reitor entre 1986 e 1994.
Além de seu cargo de secretário da Comissão Teológica Internacional (desde 2004), também é consultor da Congregação para a Doutrina da Fé desde 1995.
Especialista em patrística, escreveu vários livros, entre os quais se destaca «Teologia do pecado original e da graça» (2005), «A Trindade, mistério de comunhão» (2002) e o «Dicionário de Santo Hilário de Poitiers» (2006).


Nenhum comentário: