segunda-feira, 1 de setembro de 2008

As eleições estão chegando

Por ocasião de novas eleições de nível nacional ou estadual ou municipal, sempre a Igreja sai a público, recomendando aos eleitores determinadas cautelas para escolher com acerto os candidatos em que se queira votar. A preocupação é justa, pois não só se trata do bem geral do povo – a escolha de bons governantes – mas também porque eleger alguém para cargo público tem conseqüências sérias para toda a população.
O momento pois atual, quando começam a aparecer os candidatos na TV, nos cartazes afixados nos lugares públicos, nos “santinhos” distribuídos, é de alta responsabilidade de cada eleitor. Se soubermos escolher gente competente, honesta, convicta de sua responsabilidade, não teremos motivo para nos queixar depois. É pois necessário agora, antes das eleições, examinar a capacidade do candidato para o cargo que vai ocupar, se eleito.
Além da honestidade moral, tem-se de examinar a competência para exercer o cargo. Na atual eleição, por ser de nível municipal, faz-se necessário examinar se o candidato conhece as carências do município e tem alguma noção de como atender as necessidades da população.
Há um ponto que os eleitores terão obrigação de inspecionar: se o candidato já tiver sido eleito anteriormente para o mandato que agora termina, participava das sessões da Câmara ou se era um habitual ausente do seu dever de ali estar para ouvir, falar, votar e exigir.
Já tive ocasião de assistir algumas poucas sessões do legislativo de Uberaba. Acontece haver alguém usando da palavra e outros ao invés de prestar atenção, estão com o celular ao ouvido. Inaceitável...
Quanto ao poder executivo, quem for eleito tem de ser acessível ao munícipe. Seu horário deve prever momentos de atendimento de quem precisa falar-lhe. Seus auxiliares têm de percorrer os bairros para conhecer as carências, a limpeza, os buracos no asfalto e outros pontos para que o poder executivo possa obviar às necessidades.
Uberaba é cidade de belo porte, de população educada, de povo culto e politizado. É de se esperar que os que forem honrados com a confiança dos eleitores, sejam dignos, honestos, eficientes e totalmente dedicados ao bem comum.
Seria um sonho? Ou teremos a alegria de ver nossa cidade bem assistida pelos que forem honrados com nosso voto?

Nenhum comentário: