segunda-feira, 8 de novembro de 2010

MENSAGEM FINAL DA 21ª ASSEMBLÉIA DA CPAL



A todos nossos companheiros jesuítas e colaboradores(as)

De 02 a 06 de novembro, Provinciais e Superiores regionais da América Latina e Caribe, nos reunimos no Centro de Espiritualidade Santos Mártires de Limpio, Paraguay. A memória histórica ds reduções e a entrega de seus grandes missionários jesuítas, animaram nossos trabalhos. Foi nossa 21ª Assembléia da CPAL (Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina). Todos conseguimos chegar a reunião e nesta ocasião contamos com a grata presença do Pe. Geral Adolfo Nicolás que, concluído o encontro, visitará as Provincias do Paraguay, Argentina-Uruguay e Chile. Além dos Assistentes, esteve presente também o Superior Regional e o responsável pelos ministérios pastorais na Guyana, assim como o Sócio da Região da Jamaica e o representante do Provincial do Canadá francês e Haiti. Também foi convidado para nos oferecer uma informação, o Coordenador Geral da Federação Fé e Alegria.

Na primeira manhã nos dedicamos a escutar o Pe. Geral que falou sobre sua visão da Companhia Universal, seus grandes caminhos depois da Congregação Geral 35ª e o momento apostólico que vivem os jesuítas hoje. O restante do tempo foi dedicado a escutar a Conta de Consciência dos Provinciais.

O tema central desta reunião foi o Projeto Apostólico Comum (PAC). Na assembléia anterior foi estudado e aprovado as seis grandes prioridades deste projeto, que segundo nosso sentir, foram bem recebidas nas provincias. Agora em clima de discernimento, tratamos de estabelecer os objetivos e ações que constituirão a agenda para os próximos 10 anos. Além disso, tratamos de determinar os responsáveis e os prazos para implementar as referidas ações. Foi um tempo de intenso diálogo, elaboração, aprofundamento do texto e acordos para fazer possível sua implementação. Vimos que o documento ainda deve ser trabalhado na próxima assembleia. Abordamos ainda outros assuntos de governo ordinário como o Regulamento e pressuposto 2011 da CPAL. Escutamos também as demandas especiais da Companhia no Haiti.

Como parte de nosso encontro, pudemos rezar, celebrar e compartilhar juntos nesta comunidade de Provinciais em dispersão que formamos duas vezes por ano. Em um ambiente de Eucaristia, despedimos, agradecidos, o nossso secretário Pe. Martinho Lenz, que em março será substituído pelo Pe. Juan Miguel Zaldúa. Uma das tardes presidiu a Eucaristia Dom Cuquejo, Arcebispo de Assunção, acompanhado pela Conferência Episcopal e o Núncio reunidos em assembléia nesses mesmos dias.

Nosso companheiro Pe. Carlos Canillas, Provincial do Paraguay, seu sócio Pe. Alberto Luna, os estudantes e a eficiente equipe de leigos(as) da cúria e da CVX, foram formidáveis com o nosso grupo, assim como a equipe do Centro de Espiritualidade. Uma das tardes visitamos o Centro Histórico e as obras dos jesuítas em Assunção. Assistimos também um excelente espetáculo de música e dança sobre os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, na ocasião do nascimento da Fundação Jesuíta do Paraguay.

A convite do Pe. Geral, contamos tabém com a presença de vários bispos jesuítas da Amércia Latina, que puderam responder ao convite do Pe. Geral para um diálogo sobre a colaboração mútua na missão.

Agradecemos a hospitalidade dos jesuítas paraguayos, e nas vésperas de seu aniversário, confiamos os trabalhos dessa 21ª assembléia a São Roque González, o primeiro santo jesuíta latinoamericano.

Assunção, Paraguay, 6 de novembro de 2010



Nenhum comentário: