domingo, 28 de novembro de 2010

O jesuíta que criou o hipertexto


No dia 28 de novembro, o padre jesuíta Roberto Busa (foto), que ensinou a arte da escrita aos computadores, completa 97 anos.

A reportagem é de Stefano Lorenzetto, publicada no jornal L'Osservatore Romano, 28-11-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Agora que está para cumprir 97 anos, o homem que ensinou aos computadores a arte da escrita não é mais capaz de raciocinar em frações de milissegundos. A cada pergunta, leva as mãos unidas diante da boca, olha para o infinito, medita longamente. Mas a sua mente obedece ainda à linguagem binária, porque articula cada resposta por pontos, dizendo "primeiro", depois "segundo", nunca "terceiro", e, enquanto isso, conta nos dedos, começando pelo mindinho para chegar ao polegar, como fazem os norte-americanos. Não existe uma palavra, entre aquelas que lhe saem pela boca, que seja supérflua ou pronunciada aleatoriamente.

Se existe uma santidade tecnológica, acredito tê-la encontrado: tem o rosto do padre Roberto Busa, jesuíta. Por isso, ajoelhe-se, você também, leitor, diante deste velho padre, linguista, filósofo e especialista em informática, que teve por colega de seminário Albino Luciani, o futuro João Paulo I. Se você navega na Internet, você deve isso a ele. Se você pula de um sítio para o outro, clicando nos links destacados em azul, deve isso a ele. Se você usar o computador para escrever e-mails e documentos de texto, deve isso a ele. Se você pode ler este artigo, deve e devemos e ele.
Fonte: IHU - Instituto Humanitas Unissinos.
Para ler a matéria e entrevista com o Pe. Roberto Busa sj, acesse o link:
http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=38755

Nenhum comentário: