quarta-feira, 16 de março de 2011

COLÉGIO ANTÔNIO VIEIRA- JESUÍTAS 100 ANOS...

Alegria, história e celebração da fé nas comemorações do centenário

No dia 15 de março, o Colégio Antônio Vieira celebrou seu centenário a serviço da educação baiana. Uma trajetória marcada pela interação fundamental com as famílias e pelo compromisso com os princípios educativos jesuítas. Para comemorar seu século de existência, o Colégio promoverá diversas ações por todo o ano, envolvendo alunos, ex-alunos, professores e funcionários. A abertura das festividades aconteceu com a Semana de Aniversário do Vieira, que reúne eventos entre 15 e 19 de março.
As homenagens do dia 15 (terça-feira) se iniciam com a oração de todos os alunos, professores e funcionários do Colégio, celebração a ser realizada às 7h no Santuário Nossa Senhora de Fátima. Depois, às 9h, a comunidade vieirense se reúne, na área externa do Colégio, para a inauguração do monumento “Árvore dos 100 anos”, obra da artista plástica Nanci Novais que celebra as gerações de religiosos, profissionais e estudantes que contribuíram com a história do Vieira. Em seguida, as atenções se voltam para a abertura da “Cápsula do Tempo”, compartimento em que foram reunidos documentos e relíquias do início do século XX, depositados durante o lançamento da pedra fundamental do atual prédio do Colégio. Os alunos darão sequência às festividades durante a tarde e a noite de terça-feira.
Na quinta-feira, 17 de março, os vereadores de Salvador prestam homenagem ao Colégio Antônio Vieira em sessão especial no auditório da Câmara. O evento, que acontece às 19h, registra a colaboração dessa obra jesuíta na formação da sociedade baiana. Dia 19 de março (sábado), às 18h30min, o Santuário Nossa Senhora de Fátima sedia a missa em ação de graças pelo centenário do Vieira, que contará com a presença de alunos, ex-alunos, religiosos, professores, funcionários e seus familiares.
Para os próximos meses, outros eventos estão agendados, como o lançamento, em maio, do livro “Colégio Antônio Vieira (1911 - 2011) – Vidas e Histórias de uma Missão Jesuíta”, publicação que integra a caminhada do Colégio com os passos da cidade do Salvador. Elaborado pelos historiadores Waldir Oliveira e Edilece Couto, o livro traz a trajetória dessa obra jesuíta associada com a própria história do país, colaborando positivamente para uma leitura harmoniosa do último século. Destaque também para a caminhada ecológica do Vieira, que contará com o plantio de 100 mudas de árvores pela cidade, contribuindo com a arborização da cidade e o futuro dos soteropolitanos.

Setor de Comunicação (SECOM)
Jornalista responsável: Aidil Brites (DRT nº2619)
Contatos: 8227-6914 / 3328-9554.

Nenhum comentário: