quarta-feira, 16 de março de 2011

A QUARESMA...

Segue artigo do Pe. Libânio sobre esse tempo quaresmal que estamos vivendo:

"Ao longo de toda a história humana, a cultura e a religião se imbricaram. A religião presidiu ao nascimento de todas as culturas, exceto ao da moderna. A mãe marca inevitavelmente os filhos. As culturas carregam DNAs religiosos diferentes. No Brasil, o catolicismo, até há algumas décadas, atingia mais de 90% dos habitantes. Não se desveste uma cultura de um dia para o outro.
A tradição católica joga sadiamente com duas dimensões do ser humano: a festa e o luto, a vida e a morte, o prazer e a dor. Se tudo se vestisse de festa, de vida e de prazer, não saberíamos nomear a felicidade. Ou viveríamos a felicidade da vaca diante de pasto explodindo de capim. Os pré-socráticos já nos ensinaram que o frio, o úmido se percebem em constraste com o calor e com o seco. Se habitássemos perpétua Groenlândia invernal, não conheceríamos o frio, por nunca ter experimentado o calor. Eis a sabedoria dos contrastes.
No centro do Cristianismo está a Páscoa. Esta anuncia a vida, celebra a alegria e acena para o prazer sadio de viver. Como saborearemos tanta festa, vida e prazer, se não mergulharmos antes na longa quaresma? Pequena experiência de morte para os sentidos, de luto para os olhos, de privação para o corpo.
Faz bem não só para o homem religioso, que acredita na Ressurreição de Jesus, viver um tempo de silêncio, de espera, de penitência. A cultura pós-moderna se corrompe precisamente porque só anuncia o prazer, a esbeltez física, a explosão vital do corpo sem limites. E quando a privação chega? Desgraça, frustração, depressão.
A sabedoria da quaresma ensina-nos que a condição humana, por estar situada no tempo e no espaço, submete-se às conjunturas ambivalentes e contrastantes do gozo e do desgosto, da abundância e da carência, da vitória e da derrota, do prêmio e da perda. A quaresma pode ser vivida religiosa ou civilmente. Como tempo litúrgico da Igreja católica prepara os fiéis pela sobriedade, oração, jejum, esmola para festejar a Páscoa do Senhor. O corpo se priva. O olhar, porém, volta-se para o dom de vida a ser celebrado no término da caminhada.
Em termos civis, a quaresma cabe bem no momento de crise que estamos a viver. Diminui a intensidade ou mesmo apaga o brilho consumista das propagandas para viver a simplicidade e a parcimônia, tão salutares para o corpo e para o espírito. Ensina-nos que o ser-desejo que somos carece de repouso e de jejum em face da insaciável busca de bens. Propõe criar momentos de silêncio em meio à cultura do barulho, dos Ipodes, dos estridentes celulares, das TVs ininterruptamente ligadas. Sem períodos de calma e meditação no afã turbulento diário, vivemos fora de nós mesmos, conduzidos pela máquina da técnica e não pela força do espírito. Venha quaresma acalmar-nos!"

Fonte: http://www.domtotal.com/

Nenhum comentário: