quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Em busca das origens da fé ( CV em Viçosa)

Os padres jesuítas Luís Filgueira e Francisco Pinto foram os primeiros que evangelizaram o Ceará em 1607. Em 11 de Janeiro de 1608 no alto da Serra da Ibiapaba, o ataque dos índios Tocarijus resultou em incêndio e morte de muitos, entre eles o Padre Francisco Pinto. Portanto, este ano está fazendo 400 anos do martírio deste nosso companheiro. Pe. Antônio Vieira, também percorreu a Ibiapaba, pregando, visitando os aldeamentos e convertendo os índios. Celebrou no povoado que recebe o seu nome uma missa a sombra de um Juazeiro. Para recordar e festejar esses acontecimentos foi muito bom ter estabelecido uma programação religiosa para este ano com algumas visitas a cidade de Viçosa em vista destes eventos históricos. Contamos com total apoio e generosidade do Pároco, Pe. Carlos Cavalcante.

Seguindo o itinerário de fé e missionariedade desses nossos companheiros a Comunidade Vocacional São Pedro Claver iniciou um Tríduo Missionário em sintonia com as Santas Missões Populares que estão sendo realizadas na Diocese de Tianguá. No dia 21/10 das 04.30 às 18.30 peregrinamos da Matriz de Nossa Senhora da Assunção de Viçosa até o povoado do Pe. Antônio Vieira. Foram 30 km percorridos com mais de 1.500 pessoas. Rezando, cantando, lendo a Sagrada Escritura, refletindo, fazendo refeições comunitárias etc e terminando com a Eucaristia. Aqui permanecemos para continuar a missão com o povo desta localidade aonde é muita viva a lembrança do Pe. Vieira.
A intensidade devocional e a solidariedade na partilha dos bens (café, almoço, água etc) marcaram todo o percurso. Acreditamos que a BOA NOVA semeada pelos nossos companheiros a 400 anos atrás vale a pena ser recordada para que o povo de Deus volte a mergulhar na herança DA FÉ e assim a busque compreender e vivê-la com maior profundidade.

Nenhum comentário: