sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Portugueses nos passos do Pe. António Vieira

17 portugueses percorreram durante 15 dias os passos do Pe. António Vieira no Brasil. Recife, Olinda, São Luís do Maranhão, Salvador da Bahia e o Rio de Janeiro deixaram marcas que os portugueses procuraram intuir “na «composição dos lugares» e na atmosfera dos povos onde o Padre António Vieira se notabilizou, para melhor interpretarmos a veemência da sua palavra, a coragem das suas propostas e o ardor do seu espírito cristão, sacerdotal e missionário”.
Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA lamenta que a sociedade portuguesa em geral, “pela quase apatia das celebrações não se chegou a aperceber ainda do gigantismo ímpar deste português de nascimento e brasileiro de coração”.
“A comunicação social (nomeadamente a televisiva e a radiofónica), as entidades e instituições oficiais sobretudo no âmbito histórico-cultural, e até mesmo o mundo religioso” não “apreenderam suficientemente a riqueza humana e o conteúdo social, cultural e religioso que o Padre António Vieira nos pode proporcionar”.
Os participantes na viagem dão conta de “dias ricos em observação e em leitura atenta quer dos cenários naturalmente grandiosos, quer dos livros e dos folhetos, dos edifícios por vezes monumentais e das estátuas”.
A participação em actos religiosos locais, as visitas a Santuários de fundação portuguesa, e o viver lado a lado com manifestações de fé popular, foram participações que ajudaram a “assimilar e a entender por dentro, tanto do carismático que víamos por fora”.




Nenhum comentário: