segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Papa inicia uma semana ininterrupta de leitura da Bíblia e pede que todos rezem pelo Sínodo

Com uma iniciativa sem precedentes na história, Bento XVI deu início na noite deste domingo a uma leitura de maratona da Bíblia perante as câmeras de televisão. A leitura continuará dia e noite até o próximo sábado, 11 de outubro.
Trata-se da iniciativa «Bíblia de dia e de noite» (
http://www.labibbiagiornoenotte.rai.it), iniciativa lançada pela televisão pública da Itália (RAI), na qual participarão, também, cardeais e outros participantes no Sínodo dos Bispos (em particular seu secretário-geral, o arcebispo Nikola Eterovic), assim como representantes do restante das comunidades cristãs, do judaísmo e expoentes do mundo da cultura e do espetáculo.
Bento XVI convida todos os crentes a unirem-se ao Sínodo
Especialmente com a oração
Bento XVI convidou todos os crentes a unirem-se ao Sínodo dos Bispos sobre a Palavra, evento que ele mesmo inaugurou neste domingo, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros.
O Papa ilustrou as finalidades desta assembléia, que tem por tema «A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja» e que concluirá em 26 de outubro.
Recordando a etimologia da palavra sínodo, sýnodos em grego, explicou que se compõe «da preoposição syn, ou seja “com”, e de odòs, que significa “caminho”». Ou seja, acrescentou, «sugere a idéia de “fazer caminho juntos”».
«Esta é precisamente a experiência do Povo de Deus na história da salvação», afirmou, falando desde a janela de seu apartamento.
O Papa convidou «todos os crentes a apoiarem os trabalhos do Sínodo com a oração, invocando em especial a intercessão maternal da Virgem Maria, perfeita discípula da divina Palavra».

Nenhum comentário: