quinta-feira, 30 de agosto de 2012

REUNIÃO DE SUPERIORES EM MAR GRANDE

Desde segunda-feira (27/08) os superiores da comunidades da Província do Nordeste estavam reunidos na Casa de Retiro São José, na Ilha de Itaparica-BA, para tratar de assuntos pertinentes a vida comunitária.

A COMUNIDADE



Ao constituir-se “corpo para a missão”, os primeiros companheiros decidiram viver juntos como verdadeira comunidade de apóstolos, em comunhão e pobreza de meios. Prometeram também obediência a um deles, que no início ia mudando rotativamente entre todos. Unia-os não só o vínculo espiritual como também uma forte amizade entre todos, apesar das personalidades e origens muito diferentes. Inácio sempre viu este elemento relacional como essencial à missão e ao modo de proceder da Companhia. Mandava sempre em missão os jesuítas aos pares, e tendia a dispensar todos os que, mesmo possuindo outras qualidades notáveis, não fossem capazes de superar o individualismo.

Hoje tem-se recuperado na formação dos jesuítas a importância da amizade, da vida comunitária e do trabalho em equipa. Da formulação antiga “comunidade para a dispersão” (por vezes desvirtuada e convertida em “hotel de apóstolos”), passou-se para uma lógica de “comunidade para a missão”, onde ela própria é parte da missão. A proximidade do outro, em particular se é muito diferente, é sempre teste à autenticidade da minha fé e desafio à conversão, e o “vede como se amam”, ontem como hoje, continua a ser o grande testemunho evangélico.
Fonte:  http://www.jesuitas.pt/A-COMUNIDADE-88.aspx

Nenhum comentário: