sábado, 16 de agosto de 2008

Papa apela à luta contra a corrupção e a indiferença religiosa neste continente

Bento XVI enviou uma mensagem ao III Congresso Americano Missionário (CAM 3) que se prolonga até amanhã, 17 de Agosto, e lembrou aos católicos que "o serviço mais importante que podemos brindar aos nossos irmãos é o anúncio claro e humilde de Jesus Cristo, que veio a este mundo para que tenhamos vida e a tenhamos em abundância".
"Diante das dificuldades de um ambiente às vezes hostil, da escassez de resultados imediatos e espectaculares ou frente à insuficiência de meios humanos, convido-vos a não se deixarem vencer pelo medo, pelo desânimo ou arrastar pela inércia", indicou o Papa.
Aos participantes neste CAM 3, reunidos na cidade de Quito, capital do Equador, Bento XVI pediu que combatam "a praga da corrupção e da indiferença". Do mesmo modo, lembrou que "a hora presente é uma ocasião providencial para que, com simplicidade, limpeza de coração e fidelidade, voltemos a escutar como Cristo nos lembra que não somos servos, mas seus amigos".
"Ele instrui-nos para que permaneçamos no seu amor, sem nos moldarmos aos ditames deste mundo. Não sejamos surdos à sua Palavra. Dele aprendamos. Imitemos o seu estilo de vida. Sejamos semeadores da sua Palavra”, pede.
“Com toda a nossa vida, com a alegria de nos sentirmos amados por Jesus, a quem podemos chamar irmão, seremos instrumentos válidos para que Ele siga atraindo a todos com a misericórdia que brota de sua Cruz", acrescentou.
O Papa pediu também a superação de qualquer forma de individualismo e isolamento e par que seja reforçado o "sentido de pertença à Igreja".
Neste sentido, alentou os católicos do continente a sentir "o consolo de Cristo” e oferecer “o bálsamo do seu amor aos aflitos, aos que andam aflitos pela dor ou ficaram feridos pela frieza do indiferentismo ou pelo flagelo da corrupção”.
Bento XVI desafiou ainda a Igreja a lutar pelo mais fracos. "Que posam beber a água vivificante que brota do costado do Salvador e saciar com sua frescura cristalina todos aqueles que tem sede de justiça, paz e verdade, aqueles que estão oprimidos pela clausura do pecado ou estão mergulhados na escuridão da violência", escreveu.
O CAM 3 conta com a participação de mais de três mil delegados. Conclui-se Domingo, dia que dá início à grande "Missão continental", que conforme explicou o Papa harmonizará "esforços pastorais e iniciativas evangelizadoras”.


Nenhum comentário: