domingo, 22 de maio de 2011

AMAR É GUARDAR A PALAVRA

Jo 14, 21-26
"Quem acolhe e cumpre os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele. Judas (não o Iscariotes) perguntou-lhe: "Senhor, como se explica que tu te manifestarás a nós e não ao mundo?" Jesus respondeu-lhe: "Se alguém me ama, cumpre a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama, não cumpre as minhas palavras. E a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou. Eu vos tenho dito estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito".

O discipulado cristão é feito de escuta da palavra do Mestre e obediência ao que é ensinado. O discípulo demonstrará amá-lo, exatamente, ao se dispor a escutá-lo e a obedecer-lhe. O motivo é simples. Amar diz respeito a relações interpessoais fundadas na benevolência, na abertura mútua de coração e na comunhão de interesses. Jamais existirá amor nas relações fundadas na malquerênça, na suspeita e no conflito de ideias. Quando o discípulo se dispõe a construir ligações autênticas com o Mestre, resultará daí um amor consistente, que o tornará sensível às palavras do Mestre e o predisporá para que se tornem pauta de ação.
Jesus deu à relação com os discípulos uma projeção transcendente ao inserir nela o Pai. Quem amar Jesus será amado pelo Pai e vai se tornar lugar de habitação de ambos. é o coração do discípulo transformado em morada do Pai e do Filho. Por conseguinte, o discípulo cheio de amor torna-se lugar onde Deus pode ser encontrado, como se fosse um sacrário vivo.
Só o discípulo consciente de sua dignidade será capaz de se lançar na aventura do amor que o projeta no coração de Deus.

Oração
PAI, QUE MEU AMOR PELO FILHO JESUS PREPARE-ME PARA ACOLHER-TE COMO HOSPEDE DE MEU CORAÇAO.

Nenhum comentário: