quarta-feira, 18 de maio de 2011

CAMINHAR NA LUZ...






A partir de hoje teremos nesse espaço umas breves palavras sobre o evangelho do dia extraído do livro " Dia a dia nos passos de Jesus' do Pe. Jaldemir Vitório SJ.

Jo 12, 44-50
Jesus exclamou: "Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. Quem me vê, vê aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Se alguém ouve as minhas palavras e não as observa, não sou eu que o julgo, porque vim não para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Quem me rejeita e não acolhe as minhas palavras já tem quem o julgue: a palavra que eu falei o julgará no último dia. Porque eu não falei por conta própria, mas o Pai que me enviou, ele é quem me ordenou o que devo dizer e falar. E eu sei: o que ele ordena é vida eterna. Portanto, o que eu falo, eu o falo de acordo com o que o Pai me disse".

O contraste entre luz e trevas fez parte das muitas metáforas usadas por Jesus na sua pregação. Sendo a luz oferecida pelo Pai à humanidade, recusar-se a escutá-lo corresponde a optar pelas trevas. A escolha é facilmente perceptível, pois a luz conduz ao caminho do amor, da verdade e do trato misericordioso com o semelhante. Na direção contrária, as trevas conduzem ao egoísmo, à mentira e à exploração do semelhante. A omissão diante do próximo é sinal das trevas agindo agindo sobre quem se recusa a ajudar os necessitados.
Jesus deseja que toda a humanidade se deixe guiar pela luz. Porém, esta será uma decisão desafiadora, porque exigente. Muitos discípulos, pensando ser iluminados pela luz, que é Jesus, na verdade estão imersos nas trevas. Basta olhar o modo de proceder, contrário à proposta do Mestre. Pode-se dizer que caminham na luz os cristãos egoístas? É conduzido por Jesus quem cultiva o ódio no coração?
A luz brilha na vida do discípulo, nos gestos e palavras inspirados no Mestre Jesus, cuja vida foi um facho de luz, inteiramente posto a serviço do bem.

Oração: PAI, QUE A LUZ DE TEU FILHO BRILHE RADIOSA EM MINHA VIDA, ABRINDO-ME SEMPRE MAIS À PRATICA DO AMOR E DA MISERICÓRDIA.

Nenhum comentário: