domingo, 29 de maio de 2011

O ESPÍRITO DEFENSOR

Jo 14,15-21 "Se me amais, observareis os meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, que ficará para sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê, nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e está em vós. Não vos deixarei órfãos: eu voltarei a vós. Ainda um pouco de tempo e o mundo não mais me verá; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele".

Os discípulos de Jesus jamais estão sós nas dificuldades e perseguições. O Mestre prometeu-lhes enviar o Espírito, que lhes sustentaria o ânimo, de forma a vencerem os desafios, embora devendo passar por sofrimentos e, até mesmo, pela morte.

O Espírito a ser concedido atuaria junto aos discípulos como "paráclito". O termo grego, às vezes, é traduzido como consolador. A tradução está correta se o contexto da consolação forem as perseguições, quando o discípulo é tentado a deixar tudo. E se o efeito da consolação consistir em reforço de ânimo para levar adiante o testemunho da fé, sem se deixar abater. Portanto, não se trata de consolação em contexto de tristeza banal ou de frustração de um projeto ligado a ambições pessoais, sem se configurar como serviço ao Reino e ao próximo necessitado.
O discípulo tem junto de si o Espírito para animá-lo e incentivá-lo a prosseguir. È a experiência que fará ao ver-se vencedor diante de situações que, à primeira vista, pareciam insuperáveis e o fracasso, iminente. Por que foram capazes de seguir adiante? A resposta é: porque tinham consigo o Espírito a lhes dar coragem para se manterem firmes na fidelidade ao Mestre Jesus.

Oração
PAI, PREPARA MEU CORAÇÃO PARA ACOLHER O ESPÍRITO QUE TEU FILHO ME CONCEDE, PARA ME MANTER FIEL NAS PROVAÇÕES.

Nenhum comentário: