
Os discípulos foram exortados a se recordar das palavras e da promessa do Mestre, "quando chegar a hora". No horizonte, está a missão a ser levada adiante, com os desafios inerentes ao testemunho exigido. Nada de pensar em sucesso fácil e reconhecimento! O caminho trilhado seria feito de perseguição e morte.
Seria "a hora" de tomar consciência da ação do Espírito dado pelo Mestre, como força para enfrentar as adversidades. Tudo dependeria da abertura do discípulo, para acolhê-lo como dom e deixar-se guiar por ele. Seria o momento de perceber a fortaleza para não se dobrar diante da maldade dos opositores; a sabedoria para fazer frente aos argumentos; e a capacidade para não se desesperar com um sofrimento demasiadamente longo.
A recordação do testemunho de muitos cristãos perseguidos ou que deram a vida pela fé permite constatar a veracidade das palavras de Jesus. As terríveis pressões são incapazes de dobrar pessoas frágeis e indefesas, por terem consigo o Espírito dado pelo Filho, da parte do Pai. Só a presença e a ação do Espírito explicam a fortaleza de ânimo e a audácia de quem, desarmado, enfrenta as forcas contrárias ao Reino de Deus. Sem ele, haveriam de sucumbir e renegar a fé.
Oração
PAI, NA HORA DAS TRIBULAÇÕES POR CAUSA DA FE, QUE ME RECORDE DAS PROMESSAS DE JESUS E DEIXE TEU ESPÍRITO DE FORTALEZA AGIR EM MIM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário