segunda-feira, 30 de maio de 2011

QUANDO CHEGAR A HORA!

Jo 15,26-16,4a "Quando, porém, vier o Defensor que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós, também, dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. Eu vos disse estas coisas para que vossa fé não fique abalada. Sereis expulsos das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos matar, julgará estar prestando culto a Deus. Agirão assim por não terem conhecido nem ao Pai, nem a mim. Eu vos falei assim, para que vos recordeis do que eu disse, quando chegar a hora".

Os discípulos foram exortados a se recordar das palavras e da promessa do Mestre, "quando chegar a hora". No horizonte, está a missão a ser levada adiante, com os desafios inerentes ao testemunho exigido. Nada de pensar em sucesso fácil e reconhecimento! O caminho trilhado seria feito de perseguição e morte.
Seria "a hora" de tomar consciência da ação do Espírito dado pelo Mestre, como força para enfrentar as adversidades. Tudo dependeria da abertura do discípulo, para acolhê-lo como dom e deixar-se guiar por ele. Seria o momento de perceber a fortaleza para não se dobrar diante da maldade dos opositores; a sabedoria para fazer frente aos argumentos; e a capacidade para não se desesperar com um sofrimento demasiadamente longo.
A recordação do testemunho de muitos cristãos perseguidos ou que deram a vida pela fé permite constatar a veracidade das palavras de Jesus. As terríveis pressões são incapazes de dobrar pessoas frágeis e indefesas, por terem consigo o Espírito dado pelo Filho, da parte do Pai. Só a presença e a ação do Espírito explicam a fortaleza de ânimo e a audácia de quem, desarmado, enfrenta as forcas contrárias ao Reino de Deus. Sem ele, haveriam de sucumbir e renegar a fé.

Oração
PAI, NA HORA DAS TRIBULAÇÕES POR CAUSA DA FE, QUE ME RECORDE DAS PROMESSAS DE JESUS E DEIXE TEU ESPÍRITO DE FORTALEZA AGIR EM MIM.

Nenhum comentário: