quarta-feira, 18 de maio de 2011

REUNIÃO DA COMISSÃO VOCACIONAL

A Comissão Vocacional da Província esteve reunida de 06 a 08 de maio, em Anchieta-ES, na Residência Beato Anchieta, para a primeira reunião do ano. Como de costume, contamos com a presença do Pe. Adilson Santos, responsável pelo trabalho vocacional na Região Amazônica. Em nossa pauta, discutimos o Plano de Ação da Comissão para esses próximos anos, partilhamos o trabalho desenvolvido em cada núcleo da província e região, aprofundamos a carta do Pe. Geral sobre o perfil dos candidatos a Companhia de Jesus, programamos a presença da comissão vocacional nas ordenações presbiterais (Diáconos Erinaldo e Francys) prevista para esse ano, discutimos a relação da comissão com o Grupo de Trabalho com Juventudes (GTJ) da província, refletimos sobre nossa presença nas redes sociais, programamos outras atividades e alguns materiais vocacionais a serem produzidos para o trabalho nas bases.
A reunião foi bastante proveitosa, pois conseguimos atender a extensa pauta e ainda tivemos a alegria de, no domingo 08/05 (Dia das mães), poder celebrar em várias comunidades da Paróquia Santo Antônio, em Iconha. A equipe da Pastoral Vocacional de Iconha acolheu nossa comissão para um almoço comunitário no salão paroquial, onde estiveram presentes várias mães, jovens e leigos comprometidos com o trabalho vocacional. A todos eles o nosso muito obrigado.
De 10 a 12 de maio foi a vez da Residência Beato Anchieta acolher os membros da CONPAV (Comissão Nacional da Pastoral Vocacional da Companhia de Jesus) para a sua reunião. Estavam presentes os coordenadores provinciais: Pe. Adilson (BAM), Pe. Agnaldo Júnior (BNE), Pe. Alexandre (BRC – coordenador da CONPAV) e os diretores das Comunidades Vocacionais: Pe. Laércio (CV Fortaleza – BNE), Pe. Élcio Toledo (CV Campinas – BRC).
Dentre os pontos da pauta que merecem destaque, tratamos sobre a articulação do trabalho que estamos desenvolvendo com jovens (fóruns - redes inacianas de jovens); aprofundamos os critérios de admissão à Companhia presentes nos documentos e cartas do Pe. Geral; partilhamos o trabalho que está sendo realizado nas províncias; tratamos sobre o MAGIS 2011 que acontecerá na Espanha; organizamos nossa presença na caminhada dos Passos de Anchieta, onde iremos juntar um grupo de jovens, vocacionados, leigos, estudantes, padres e irmãos jesuítas.
No final da nossa reunião, fizemos um passeio pelo Rio Benevente, para conhecer as ruínas, cujo enigma está ainda por ser decifrado.
Agradecemos aos padres Adriano Pighetti e Jean Fábio (superior e ministro da Residência Beato Anchieta) pela calorosa acolhida dessas reuniões e por toda atenção dispensada. Que toda essa generosidade se converta em fecundo trabalho vocacional, em prol de tantos jovens que esperam serem ajudados no seu discernimento vocacional. (Pe. Agnaldo Júnior, SJ)

Nenhum comentário: