quarta-feira, 25 de maio de 2011

ENCONTRO DE MESTRES E IRMÃOS JESUÍTAS


Durante os dias 6, 7 e 8 de maio, nós, mestres e irmãos em formação da Província, estivemos reunidos na residência Padre Manoel da Nóbrega, em Recife. Nosso encontro foi marcado e enriquecido a partir de três momentos fundamentai: partilha de vida, convivência e estudo em grupo.
Respeitando o ânimo e disposição de cada um, fomos todos nos colocando como estamos vivendo e encarando esse tempo de formação cujo caráter apostólico deve ser “a tarefa regular e principal em nossa vida”. Considerando que a Companhia tem consciência do que se espera do jovem jesuíta durante o Magistério ou do irmão após o Juniorado, fizemos uso dos textos (Etapas de Formação e Diretrizes da formação da Companhia de Jesus no Brasil) que inspiram e norteiam tais etapas de formação. Esse exercício nos ajudou a retormar o processo vivido por cada um e considerar a atual conjuntura de formação desenvolvida nas perspectivas da Companhia no Brasil e no Nordeste. Enriquecemos nossa compreensão do processo formativo na Companhia ao nos permitirmos retomar algumas percepções desse estudo e confrontá-las com a vivência e compreensão elaboradas pelo Pe. Pedro Rubens.
A convivência foi algo presente durante todo encontro, porém, destacamos nossa presença em duas atividades: apresentação na Aliança Francesa do grupo de MPB da UNICAP, que homenageou alguns cantores recifenses. Essa foi uma das várias apresentações do grupo que acontece em 2011, em função dos 60 anos da Universidade Católica de Pernambuco e a exposição do trabalho fotográfico do nosso companheiro Paulo Airton que aconteceu na própria UNICAP.
Terminamos gratos à Comunidade Padre Manoel da Nóbrega pela acolhida e disposição.


E. José Célio, SJ

Nenhum comentário: