quinta-feira, 19 de maio de 2011

O DISCIPULO NAS TREVAS...


Jo 13, 16-20
"Em verdade, em verdade, vos digo: o servo não é maior do que seu senhor, e o enviado não é maior do que aquele que o enviou. Já que sabeis disso, sereis bem-aventurados se o puserdes em prática. Eu não falo de todos vós. Eu conheço aqueles que escolhi. Mas é preciso que se cumpra o que está na Escritura: 'Aquele que come do meu pão levantou contra mim o calcanhar'. Desde já, antes que aconteça, eu vo-lo digo, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou. Em verdade, em verdade, vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou".

A presença física junto de Jesus não bastava para fazer a luz brilhar no coração dos discípulos. Ele tinha consciência de, entre os seus, estar alguém que o haveria de trair. Partilhava com ele o mesmo pão, mas era inimigo, disposto a vendê-lo por um punhado de dinheiro. Fazia parte do grupo dos discípulos, sem assimilar os ensinamentos do Mestre. Por conseguinte, não titubeou em entregá-lo aos inimigos, cuja decisão de eliminá-lo já havia sido tomada.
Os discípulos que entregam Jesus são personagens de todos os tempos. E injusto carregar as tintas contra Judas Iscariotes, o traidor, quando as traições se repetem amiúde, no egoísmo dos discípulos e na pouca disposição de levar a sério o projeto do Reino, anunciado pelo Mestre; na prática da injustiça, sendo os pobres e indefesos as primeiras vítimas; nas opções de vida que acabam por prejudicar o próximo ou, pelo menos, não levá-los em consideração. Tudo isto se configura como traição ao Mestre, pois, no Batismo, foi assumido o compromisso de seguí-lo com fidelidade. Porém, depois, tudo tomou um rumo bem diferente.


Oração
PAI, CONFIRMA-ME NO SEGUIMENTO DE TEU FILHO E LIVRA-ME DE SER INFIEL AO COMPROMISSO ASSUMIDO NO BATISMO DE ME PAUTAR PELO PROJETO DE VIDA DO REINO.

Nenhum comentário: