quinta-feira, 26 de maio de 2011

UM AMOR DE QUALIDADE




Jo 15,9-11
"Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor. Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa".

A relação de Jesus com os discípulos foi marcada por um amor exemplar, nos moldes daquele recebido do Pai.

Como Deus amou Jesus? O amor do Pai está na raiz da existência de Jesus, o Filho querido, a quem o Pai amava e no qual se comprazia. O Pai deu-se a conhecer ao Filho, revelando a identidade de Deus Amor. E, mais, enviou-o ao mundo com a missão de salvá-lo e colocá-lo no caminho da salvação. Ensinou-lhe o que haveria de proclamar e deu-lhe o poder de realizar gestos grandiosos em favor da humanidade, para recuperar-lhe a dignidade. Enfim, revestiu-o com seu Espírito, do qual lhe provinha a autoridade para falar sem se deixar intimidar pelos inimigos.

Como Jesus amou os discípulos, inspirado no amor do Pai? Chamou-os para junto de si, para formar comunidade de vida e missão. Instruiu-os com um modo de proceder irrepreensível, todo voltado para o amor e o serviço aos necessitados. Instruiu-os com autoridade, mas também com bondade, ajudando-os a superar os elementos negativos da personalidade deles e as ambições incompatíveis com o projeto do Reino. Sobretudo, chegou ao extremo de entregar a própria vida, sendo pregado na cruz, como testemunho supremos de fidelidade ao Pai.

Sendo assim, a atitude mais inteligente do discípulo consistirá em permanecer no amor do Mestre Jesus, por ser caminho de vida e de comunhão com o Pai. Só o discípulo insensato terá a ousadia de romper com tal amor. Ao longo do ministério de Jesus, houve quem foi capaz de tamanho desatino.



Oração

PAI, FAZE-ME PERSEVERAR NO AMOR A TEU FILHO, POR SER CAMINHO DE COMUNHÃO CONTIGO

Nenhum comentário: