sexta-feira, 20 de maio de 2011

DE CORAÇAO SERENO

Jo 14, 1-6
"Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós. E depois que eu tiver ido e preparado um lugar para vós, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também. E para onde eu vou, conheceis o caminho". Tomé disse: "Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?" Jesus respondeu: "Eu sou o caminho, a verdade e a vid
a. Ninguém vai ao Pai senão por mim".

Os ensinamentos de Jesus e os rumos tomados por sua vida deixavam os discípulos confusos. Entre o que esperavam e o que se vislumbrava, havia fortes incongruências. Eles acalentavam o ideal de um messias político, pronto a restaurar o império davídico; entretanto, Jesus falava do Reino de Deus, propondo um estilo de vida fundado na fraternidade e na reconciliação. Eles esperavam estar do lado do novo rei de Israel, enquanto Jesus denunciava a violência e a força das armas. Eles buscavam a segurança do poder político, mas Jesus apontava para o serviço aos pobres, como projeto de vida.
A tentativa de acalmar o coração dos discípulos - "Não se pertube o vosso coração!" - exigia deles entregar-se com inteira confiança nas mãos do Mestre, para serem conduzidos por ele. "Credes em Deus, crede também em mim". Só a adesão desprovida de qualquer suspeita possibilitaria ao discípulo superar o medo e a desconfiança.
O imperativo de Jesus - "Crede
em mim" - é perfeitamente atual. Muitos discípulos trazem o medo no coração, por seguirem o Mestre por motivos enviesados. A serenidade de coração só acontece quando suas expectativas correspondem às de Jesus, sem nenhum vestígio de ilusão. O discípulo realista sabe em que está depositada sua confiança.

Oração
PAI, DA-ME A SERENIDADE DE CORAÇÃO, FRUTO DA ENTREGA CONFIANTE NAS M
ÃOS DE TEU FILHO, POR QUEM DESEJO SER GUIADO.

Nenhum comentário: