sexta-feira, 20 de junho de 2008

Entrevista com Fátima ( Secretária da Paróquia do Mondubim)

Percebo que o serviço de uma secretaria é muito importante dentro de uma Paróquia, não só pelo fato de registrar documentos de batismos, de casamentos, dar e receber informações, mas muito mais pela dimensão pastoral de acolhida e escuta a todos.


Meu nome é Fátima, e desde 1973, moro na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Mondubim. Quando cheguei aqui busquei logo participar das atividades que existia na Paróquia. Primeiro participando do grupo de jovens coordenado pelo Irmão Carlos – Marista. Depois fui catequista de crisma, mais tarde fiquei ajudando as Irmãs Francisca e Socorro - Josefinas, nos encontros para Batismo. Em 1979 comecei a participar do Conselho Paroquial onde secretariei o mesmo por algum tempo.
Em 1995 fui convidada pelo Pároco Pe. Luiz Gonzaga Gomes de Almeida,SJ para trabalhar na secretaria, ajudando Maria Quevedo secretária na época, onde trabalhamos até 1998 quando ela ficou doente e no ano seguinte Deus a chamou para junto Dele.
Com a graça de Deus há 12 anos estou fazendo este serviço, recebendo sempre ajuda dos padres jesuítas com sua Espiritualidade Inaciana, que muito tem contribuído para que esta Paróquia trilhe pelo caminho da verdade e justiça e em tudo saiba amar e servir.
Percebo que o serviço de uma secretaria é muito importante dentro de uma Paróquia, não só pelo fato de registrar documentos de batismos, de casamentos, dar e receber informações, mas muito mais pela dimensão pastoral de acolhida e escuta a todos.
Este ano de 2008, é um tempo de festa ainda maior, pois nossa antiga Matriz faz 100 anos de existência. Para nós paroquianos é uma alegria comemorar este Centenário, demonstrando assim resistência a todas as dificuldades que tivemos que atravessar e podermos como o próprio tema da Festa diz “Com a Mãe do Perpétuo Socorro, celebramos a história e a vida”, sinto que nós estamos a cada ano celebrando com mais amor e consciência a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, mãe de Jesus e nossa também, e eu me sinto feliz em contribuir e fazer parte desta história.
Ponho nas mãos de Maria nossa grande intercessora o desejo de ver e sentir a nossa Paróquia crescer numa dimensão missionária, onde cada um busque se espelhar nos exemplos dela, o de se colocar a serviço do outro como ela fez na visitação a Isabel, nas Bodas de Caná e em tantas outras passagens que a Bíblia nos diz.
Nossa Senhora é para mim uma mãe bondosa que me acompanha em todos os momentos. É uma conselheira que me ajuda saber escutar e guardar no meu coração as coisas que não consigo entender e também me faz ter a certeza que Deus me quer bem do jeito que sou.
Quero encerrar nossa conversa pedindo a Mãe do Perpétuo Socorro com o canto: Vem Maria, vem, vem nos ajudar, neste caminhar tão difícil rumo ao PAI.

3 comentários:

Anônimo disse...

Queridos irmãos Jesuitas da Paroquia do Mondubim em especial nossa secretaria D. Fatima. Paz e Bem.
Achei exelente a entrevista com D.Fatima que a tantos anos exerce esse verdadeioro ministerio na Paroquia e diga-se de passagem com muita competencia e cordialidade com todos que a procuram.Aproveito esse comentario para parabeniza-la e dizer da minha admiração pelo exelente ser humano que ela é e pedir que Deus a preserve sempre de todo o mal e lhe dê forças para superar todas as dificuldades que por ventura lhe ocorra.
Deus seja Louvado!!!

Unknown disse...

Gostei muito da sua entrevista te desejo saúde , paz e sucesso pra você
Um grande Abraço!!!!!!

Anônimo disse...

Sol - COmunidade Apolo XI,
amei a sua entrevista, e fico feliz por fazer parte dessa Paroquia, desde que lhe vi a 1ª vez me chamou logo atenção, pois amo o trabalho de secretaria,e passeia admira-la, pois é mto improtante e de grande responsabilidade um servico de secretaria,amo muito essa paroquia e a cada dia estou aprendendo com todos. Paz e Saude.