sábado, 8 de março de 2008

ARSENAL DA ESPERANÇA RECEBE O NOME DE DOM LUCIANO MENDES

ARSENAL DA ESPERANÇA
Em cerimônia integrante do calendário de eventos comemorativos do Centenário da Arquidiocese de São Paulo, no 1º de março, o ARSENAL DA ESPERANÇA recebeu o nome de DOM LUCIANO PEDRO MENDES DE ALMEIDA.
O Arsenal da Esperança é uma obra social que surgiu no coração da cidade de São Paulo, como um dos frutos da amizade de Dom Luciano com um italiano chamado Ernesto Olivero, que na cidade de Turim já havia fundado o primeiro arsenal, o Arsenal da Paz, onde nasceram vários projetos de ajuda humanitária e de desenvolvimento, que se implantaram em quase uma centena de países do mundo, inclusive no Brasil.
Foi graças à inspiração, principalmente, dessas duas pessoas e a vontade de servir a Deus nos mais pobres, que o Arsenal da Esperança, no último dia 1 de fevereiro, completou doze anos de existência, período este em que tem sido, mais do que uma casa de acolhida, uma casa que acolhe todos aqueles que batem às suas portas na tentativa de reencontrarem o gosto pela vida e, assim, a esperança de dias melhores.
Ao longo de todo esse período, o Arsenal da Esperança funcionou 103.800 horas sem parar, prestando inúmeros serviços de assistência e promoção humana para os mais de 28.300 homens em situação de vulnerabilidade social, já acolhidos. Nesse sentido, cabe lembrar, a título de exemplo, as 12 milhões de refeições produzidas e distribuídas no próprio local, e os 9 mil inscritos em cursos de alfabetização, de informática e profissionalizantes, tudo graças à valiosa colaboração de funcionários, voluntários, amigos e instituições parceiras, privadas e públicas, entre as quais o Governo do Estado de São Paulo merece destaque especial.
Em decorrência de tudo isto e muito mais que, diariamente, é desfrutado pelas pessoas acolhidas e que, também, é percebido pelos visitantes, o nascimento e a vida do Arsenal da Esperança estão intimamente unidos à presença e aos ensinamentos de DOM LUCIANO PEDRO MENDES DE ALMEIDA.
Pelo inestimável bem que fez por onde passou, Dom Luciano é um ser humano insubstituível, um Homem de uma bondade infinita, própria de um santo, de um verdadeiro Homem de Deus. Dom Luciano foi um amigo da Paz e da Justiça, que amou a Igreja e os Pobres, e que, apesar de já estar na eternidade do Reino de Deus, tornou-se inesquecível para todos os que, como nós do Arsenal da Esperança, tiveram o privilégio e a honra de conhecê-lo.
É por estas razões que o Arsenal da Esperança, casa em que, de 1996 a 2006, Dom Luciano se hospedou sempre que veio a São Paulo, na mesma data em que comemorará o seu 12º aniversário de existência, será dedicado a DOM LUCIANO PEDRO MENDES DE ALMEIDA, selando definitivamente a união entre ambos.

Nenhum comentário: