quinta-feira, 27 de março de 2008

Os discípulos e Tomé vêem Jesus ressuscitado

Mesa da Palavra - 2º Domingo da Páscoa

Nas três primeiras semanas da Páscoa, Jesus se deixa ver. Os discípulos o vêem ou ele é visto pelos discípulos. No Domingo da Páscoa, eles acreditaram depois que viram o túmulo vazio. Hoje, os discípulos vêem Jesus, mas Tomé não estava com eles. Na semana seguinte, a visão se repete, e Tomé está com eles. A experiência que os primeiros irmãos nossos têm do Ressuscitado é transmitida por escrito às gerações seguintes. A fé no Ressuscitado provoca também um comportamento prático.
Os que crêem têm uma maneira peculiar de vida. São unidos e bem-vistos. O dinheiro que recolhem é para que não haja necessitados entre eles. Estudam o ensinamento dos apóstolos. Rezam. A fé e a esperança que têm na vida futura os levam a viver uma nova qualidade em seus relacionamentos. Eles dão início a um modelo de sociedade sem dominações. A Igreja pode influenciar as estruturas da sociedade cuidando que suas próprias estruturas sejam justas e fraternas. Este domingo é chamado de Domingo da Divina Misericórdia pela bondade de Jesus para com o apóstolo São Tomé.
At 2,42-47 - Os primeiros cristãos viveram com entusiasmo sua fé no Ressuscitado. Aprendiam o que os apóstolos ensinavam, celebravam a Eucaristia, viviam unidos e rezavam juntos. Tinham uma caixa comum para socorrer os que precisassem, para que não houvesse necessitados entre eles. Eram simples e alegres e todo mundo falava bem deles. É claro que tinham problemas entre si e que nem tudo era perfeito. Mas, o que os Atos dos Apóstolos descrevem é o que caracterizava as primeiras comunidades.
Sl 117 (118) - Este é o dia que o Senhor fez para nós, o dia da ressurreição de Jesus. Alegremo-nos e exultemos.
1Pd 1,3-9 - Com a ressurreição de Jesus, nós nascemos de novo. Isso significa que nós podemos esperar, com segurança, receber, um dia, uma grande herança. Não é alienação pensar na eternidade com Deus. Não é alienação, é alegria. Seria alienação se a esperança do céu nos deixasse de braços cruzados, resignados com situações de sofrimento e injustiça. Provada, a nossa fé se torna ativa. Acreditamos em Jesus e o amamos sem tê-lo visto. No dia em que estivermos diante dele face a face, saberemos o que é louvor, honra e glória. Enquanto esperamos, trabalhamos para que comece a se realizar na terra o que temos a certeza de que se aperfeiçoará no céu.
Jo 20,19-31 - Jesus é visto pelos discípulos e por Tomé. O testemunho dos nossos primeiros irmãos foi transmitido a nós. Eles fizeram uma experiência única, viram o Ressuscitado de alguma forma. Numa visão interior ou numa visão exterior, pouco importa, eles sabiam que Ele estava lá, vivo, ressuscitado. E transmitiram essa experiência fundante da nossa fé aos que vieram depois. Falaram, contaram, comentaram e escreveram. Não escreveram tudo. Quem escreveu fez e escreveu o que lhe pareceu no momento mais importante para que os leitores acreditassem que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e, crendo, tivessem a vida em seu nome.

Cônego Celso Pedro da Silva
Fonte: Revista Família Cristã

Nenhum comentário: