quarta-feira, 19 de março de 2008

COMO VIVER BEM A SEMANA SANTA?

A Semana Santa como "compêndio" de todo o cristianismo. A comunidade católica mundial aprofunda nestes dias o itinerário que dois mil anos atrás levou Cristo a sofrer o suplício do Calvário pela redenção da humanidade. Nos microfones da Rádio Vaticano, o prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Francis Arinze, se detém sobre o modo melhor como um cristão é chamado a preparar-se em vista do Tríduo pascal. Eis o que disse:
Cardeal Francis Arinze-: "Com muita fé, com muita atenção, com diligência ao ler os textos que a Igreja usa a cada dia, do Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa, porque nesta Semana está condensada a celebração litúrgica do mistério da nossa salvação: o sofrimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Quem vive a 'Semana Santa' entende o 'cristianismo'. Quem não entende a 'Semana Santa' não pode entender profundamente o que é a nossa fé."
O purpurado faz ainda uma reflexão sobre a superficialidade, ou melhor, sobre a escassa atenção dos homens de hoje diante do mistério da paixão, morte, e ressurreição do Senhor...
Cardeal Francis Arinze:- "A superficialidade: por exemplo, aqueles que vão para as grandes celebrações com pouco envolvimento, que se sentam lá atrás, o mais próximo possível da porta, ou _ pior ainda _ que lêem o jornal durante a celebração. Ou mesmo, aqueles que estão mais preocupados em qual tipo de vinho irão tomar no almoço de Páscoa, qual pomba pascal irão comer, e se irão a um restaurante de primeira classe... Ora, esta Semana merece uma maior seriedade, porque nela estão condensados a fonte e ápice da nossa redenção, aquilo que chamamos de 'os mistérios pascais': o mistério do sofrimento, da morte e da ressurreição de Jesus. Esses mistérios merecem todo o nosso coração e todo o nosso ânimo."

Nenhum comentário: