sábado, 22 de março de 2008

Bento XVI: Via-Sacra de Cristo como resposta à sede de infinito

Bento XVI apresentou nesta Sexta-feira Santa Jesus como resposta à sede de infinito de cada coração humano, percorrendo seu caminho junto à cruz, a Via Crucis, no Coliseu de Roma.
Dirigindo-se aos milhares de peregrinos presentes, que tiveram de enfrentar um frio inesperado e uma chuva intensa, ao fim do rito penitencial ele afirmou: «Tantos, também em nossa época, não conhecem a Deus e não podem encontrá-lo no Cristo crucificado».
«Tantos estão à busca de um amor ou de uma liberdade que exclui Deus. Tantos acreditam não ter necessidade de Deus.»
Cristo, observou, oferece «a paz que buscamos, a alegria que desejamos, o amor que preenche nosso coração sedento de infinito».
O Bispo de Roma convidou a permitir a Cristo «colocar em crise nossas certezas humanas. Abramos-lhe o coração. Jesus é a verdade que nos torna livres para amar».
«Não temamos – insistiu: morrendo, o Senhor destruiu o pecado e salvou os pecadores, isto é, todos nós.»
As meditações e as orações, confiadas nesta ocasião pelo Santo Padre ao cardeal Joseph Zen Ze-kiun, S.D.B, bispo de Hong Kong, permitiram tocar o coração dos presentes com a situação dos «mártires viventes», os cristãos perseguidos em todo o mundo.
«Esses, provavelmente mais que nós hoje, viveram em seu corpo a Paixão de Jesus – explica na introdução dos textos o purpurado chinês. Em sua carne Jesus foi novamente preso, caluniado, torturado, escarnecido, traído, esmagado sob o peso da cruz e pregado sobre aquele lenho como um criminoso.»
Nas imagens de cada uma das 14 estações que apareciam no livreto entregue aos peregrinos e que foi apresentado pelos canais de televisão de todos os continentes, Jesus aparece com traços orientais, assim como os outros personagens do Evangelho.
Uma jovem chinesa entregou na 12ª estação a cruz ao Papa, que tinha seguido o percurso do Palatino, protegido do mau tempo.
Também haviam carregado a cruz alguns frades da Custódia da Terra Santa, uma portadora de necessidades especiais, uma família de Roma, uma religiosa de Burkina Fasso e o cardeal Camillo Ruini, vigário do Papa para a diocese de Roma.
Bento XVI concluiu o encontro lendo uma meditação pessoal na qual mostra como, «através do caminho doloroso da cruz, os homens de todas as épocas, reconciliados e redimidos pelo sangue de Cristo, converteram-se em amigos de Deus, filhos do Pai celeste».
«‘Amigo’, chama a cada um de nós, porque é autêntico amigo de todos nós. Infelizmente, nem sempre conseguimos perceber a profundidade deste amor sem fronteiras que Deus tem para conosco», disse.
«Para Ele, não há diferença de raça e cultura. Jesus morreu para libertar a antiga humanidade da ignorância de Deus, do círculo de ódio e violência, da escravidão do pecado. A cruz nos torna irmãos e irmãs.»

www.zenit.org

Nenhum comentário: