sexta-feira, 4 de abril de 2008

PAPA CONVIDA A REZAR NESTE MÊS PARA QUE SEJAMOS TESTEMUNHAS DE CRISTO RESSUSCITADO

"Para que os cristãos, também nas situações difíceis e complexas da sociedade de hoje, não se cansem de proclamar com a sua vida que a Ressurreição de Cristo é fonte de esperança e de paz": essa é a intenção geral de oração do papa para este mês de abril. Portanto, uma intenção centralizada no Mistério pascal. Aproveitamos para recordar algumas reflexões de Bento XVI sobre a Ressurreição e sobre o valor de seu testemunho.A Ressurreição de Cristo é "ponto chave do cristianismo", que "mudou o curso da história": na audiência geral de 26 de março próximo passado, a primeira depois da Páscoa, Bento XVI exortou os fiéis a reiterarem essa verdade fundamental da nossa fé. "O enfraquecimento da fé na ressurreição de Jesus torna conseqüentemente frágil o testemunho dos fiéis" _ evocou o Santo Padre."De fato, se vacila na Igreja a fé na Ressurreição, tudo pára, tudo desmorona" _ ressaltou ele."Pelo contrário, a adesão do coração e da mente a Cristo morto e ressuscitado muda a vida e ilumina toda a existência das pessoas e dos povos _ destacou o pontífice. Não é, talvez, a certeza de que Cristo ressuscitou que dá coragem, audácia profética e perseverança aos mártires de todos os tempos? Não é o encontro com Jesus vivo que converte e fascina tantos homens e mulheres, que desde o início do cristianismo continuam deixando tudo para segui-Lo e colocando a própria vida a serviço do Evangelho?"Voltando com a memória a outubro de 2006, o papa dedicou o discurso no Congresso nacional da Igreja italiana, realizado em Verona, na região do Veneto, ao tema fundamental da Ressurreição e de seu testemunho. Com a Ressurreição de Cristo _ afirmou naquela ocasião _ "o meu próprio eu é eliminado e é inserido um novo sujeito maior, no qual o meu eu se encontra novamente, mas transformado". Tornamo-nos assim "um em Cristo, um único sujeito novo":"Eu, mas não mais eu: essa é a fórmula da existência cristã fundada no Batismo, a fórmula da ressurreição dentro do tempo, a fórmula da novidade cristã chamada a transformar o mundo. Aí está a nossa alegria pascal."Bento XVI nos recorda que "a nossa vocação e a nossa tarefa de cristãos consistem em cooperar para que chegue a cumprimento efetivo, na realidade cotidiana da nossa vida, aquilo que o Espírito Santo iniciou em nós com o Batismo":"De fato, somos chamados a nos tornarmos mulheres e homens novos, para que possamos ser verdadeiras testemunhas do Ressuscitado e, desse modo, portadores da alegria e da esperança cristã no mundo, concretamente, naquela comunidade de homens e mulheres na qual vivemos."A Ressurreição de Jesus _ explica o pontífice com palavras fortes _ foi como "uma explosão de luz, uma explosão do amor que rompe as amarras do pecado e da morte". É um evento _ ressalta _ que "inaugurou uma nova dimensão da vida e da realidade, da qual emerge um mundo novo, que penetra continuamente em nosso mundo, o transforma e o atrai a Si."

Nenhum comentário: