quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Portugal: congresso recorda padre Antônio Vieira

«Padre Antônio Vieira: ver, ouvir, falar: o grande teatro do mundo» é o tema do congresso internacional que decorre na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de hoje a sexta-feira.
Na abertura do evento, na manhã de hoje, o reitor da Universidade Católica Portuguesa, Braga da Cruz, afirmou que o Estado português devia se desculpar pelas perseguições realizadas no passado contra os jesuítas e outras ordens.
«Seria justo se na celebração do centenário da República que se aproxima [2010], o Estado pedisse desculpa aos jesuítas e outras ordens, não num gesto de reconciliação mas de reconhecimento pelo que têm feito pela cultura portuguesa», disse, segundo informa Lusa.
De acordo com o reitor, esse seria um gesto «justo e cheio de significado», após os atos de perseguição e ordens de expulsão feitos no passado contra os jesuítas.
O congresso em Lisboa é uma das iniciativas da celebração do IV centenário do nascimento de padre Vieira, jesuíta, considerado um dos grandes nomes da literatura em língua portuguesa.

Nenhum comentário: