sexta-feira, 3 de junho de 2011

ALEGRIA SEM FIM

Jo 16,20-23a
"Em verdade, em verdade, vos digo: chorareis e lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. A mulher, quando vai dar à luz, fica angustiada, porque chegou a sua hora. Mas depois que a criança nasceu, já não se lembra mais das dores, na alegria de um ser humano ter vindo ao mundo. Também vós agora sentis tristeza. Mas eu vos verei novamente, e o vosso coração se alegrará, e ninguém poderá tirar a vossa alegria. Naquele dia, não me perguntareis mais nada".


Embora o sofrimento e as perseguições façam parte da vida do discípulo, a alegria é um componente indispensável. Deixar-se levar pela tristeza e pelo pessimismo é o caminho inverso do discipulado. Aliás, este pode ser um critério para identificar o verdadeiro discípulo.


A alegria do discípulo não é a mesmo do ingênuo ou do incauto, os quais se alegram por não terem consciência do que acontece a seu redor; ou então, por motivos banais, sem nenhuma importância. Um exemplo de alegria oca é a dos vencedores de concursos fúteis de televisão. Os indivíduos pulam de contentamento por ter respondido corretamente uma pergunta boba, por ser um passo para receber um prêmio irrelevante.


O discípulo tem motivo para se alegrar por ser capaz de perseverar na fé, com a força do Espírito que lhe foi dado, e, assim, manter-se fiel ao Pai. Essa alegria vem do fundo do coração e jamais terá o reconhecimento do mundo. Na opinião de quem não é discípulo, parecerá uma alegria insensata, por ser combinar sofrimento e alegria, fracasso e entusiamo, morte e otimismo. O discípulo porém, tem consciência do fundamento de sua alegria. Provém da fidelidade ao compromisso assumido com o Pai, de pautar-se pelos valores do Reino, embora devendo sofrer toda sorte de contradições.



Oração

PAI, PONHA NO MEU CORAÇÃO A ALEGRIA QUE VEM DE TI, ESPECIALMENTE NOS MOMENTOS DE SOFRIMENTO E PERSEGUIÇÃO, PELO TESTEMUNHO DA FÉ.

Nenhum comentário: