domingo, 19 de junho de 2011

DEUS REVELADO POR JESUS

Jo 3,16-18
"De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem crê nele não será julgado, mas quem não crê já está julgado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus".



A fé do povo de Israel baseou-se, desde o iníio, numa concepção pessoal de Deus. A experiência fundante foi a saída do Egito, terra da escravidão, em direção à Terra Prometida, terra de fraternidade. Esta experiência de libertação é determinante para a teologia bíblica. Tudo decorrerá daí. O Deus libertador é quem dá a Lei a Israel; garante a conquista da terra; oferece um rei ao povo; castiga o povo, quando erra. Sobretudo, está sempre pronto a perdoar, cada vez que o pecador se dispõe à conversão.


Este é o ponto de partida para a "fé" de Jesus. Entretanto, ele vai muito além, revelando o rosto do Deus Trindade. Não se trata de outro Deus. É, simplesmente, a comunicação da forma como experimentava Deus em sua vida. Reconhecia-o ser o Pai, que o acolheu como Filho amado, de modo que a humanidade do Filho passou a fazer parte da realidade do Pai. E, mais, o Espírito Santo que une o Pai e o Filho é doado à humanidade, como força para incentivar a caminhada, nos passos do Filho.


Cada discípulo é chamado a fazer experiência semelhante á do Mestre. De certa forma, o discipulado consuma-se quando se atinge a imagem de Deus revelada por Jesus e, mais, é tranformada em projeto de vida. Afinal, os discípulos são chamados a se inspirar no modo de ser da Trindade nas relações interpessoais. A fé cristã, portanto, está totalmente ligada à ética dos discípulos. Quanto mais reconhecem o Deus revelado por Jesus, tanto mais se esforçam por viver o mesmo amor que une o Pai, o Filho e o Espírito Santo.



Oração


PAI, QUE A COMPREENSÃO DE TIA IDENTIDADE, RVELADA PELO FILHO JESUS, LEVE-ME A CONFORMAR A MINHA VIDA COM A FÉ, DE MODO A ME PAUTAR SEMPRE PELO AMOR TRINITÁRIO.

Nenhum comentário: