quinta-feira, 2 de junho de 2011

UM POUCO DE TEMPO!

Jo 16,16-20
"Um pouco de tempo, e não mais me vereis; e mais um pouco, e me vereis de novo". Alguns dos seus discípulos comentavam: "Que significa isto que ele está dizendo: 'Um pouco de tempo e não mais me vereis, e mais um pouco, e me vereis de novo' e 'Eu vou para junto do Pai'?" Diziam ainda: "O que é esse 'pouco'? Não entendemos o que ele quer dizer". Jesus entendeu que eles queriam fazer perguntas; então falou: "Estais discutindo porque eu disse: 'Um pouco de tempo, e não me vereis, e mais um pouco, e me vereis de novo'? Em verdade, em verdade, vos digo: chorareis e lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria".



Os discípulos ficaram confusos com as palavras de Jesus, ao se aproximarem a Paixão e a morte do Mestre. Havia uma espécie de mal-entendido, por não conseguirem captar o sentido das afirmações. Daí se perguntarem pelo que queriam dizer.


Na raiz da confusão, estavam as expectativas dos discípulos em relação ao Mestre. Esperavam tê-lo consigo por muito tempo, implantando um projeto político de restauração do reino de Davi. E, mais, criando uma sociedade fundada nos valores do Reino de Deus que anunciava. Como sinal de bênção, haveria de ter vida longa, pois Deus estava com ele.


Falar "um pouco de tempo e não mais me vereris; e mais um pouco, e me vereis de novo" contradizia a esperança dos discípulos. O tema da morte estava embutido na declaração. Quanto à ressurreição , ainda não fazia parte de suas cogitações. As palavras de Jesus tinham-na como pressuposto para serem compreendidas. Por isso, o Mestre falava em partida, choro e lamentações, e também em volta e alegria. Pouco tempo após sua morte, haveria de estar de novo junto deles de forma inteiramente distinta: ressuscitado. Foi preciso tempo para darem razão ao Mestre!



Oração


PAI, QUE MEU CORAÇÃO SE ENCHA DE ALEGRIA POR TER, PARA SEMPRE, O RESSUSCITADO JUNTO DE MIM, A INCENTIVAR-ME NA CAMINHADA.

Nenhum comentário: