quarta-feira, 1 de junho de 2011

ENSINADOS PELO ESPÍRITO

Jo 16,12-15
"Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora. Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar. Tudo que o Pai tem é meu. Por isso, eu vos disse que ele receberá do que é meu para vos anunciar".

Um desafio importante dos discípulos consiste em perseverar no caminho da verdade do Reino, em contexto de missão, quando o testemunho os confronta com os inimigos da fé. Então, é grande a tentação de sucumbir e romper o compromisso com o Mestre, como se a mentira prevalecesse. é o fracasso do discipulado!



Falando do Espírito da Verdade, Jesus garantiu que viria em socorro dos discípulos para não titubearem, quando a possibilidade de fracassar despontasse no horizonte. A ação do Espírito consistiria em anunciar-lhes o que tinha ouvido. E de quem ouvira, senão do Filho? E o que o Filho lhe revelara para comunicar aos discípulos, senão os ensinamentos já partilhados com eles ao longo de seu ministério?

Por conseguinte, a tarefa do Espírito é a de manter viva na mente e no coração dos discípulos o que Jesus lhe ensinara. Basta isso! Não carece de ensinar coisas novas, já que o Mestre revelou o essencial para um projeto consistente de discipulado, dispensando novidades.

Urge estar atento a quem tem ousadia de introduzir exigências novas à proposta evangélica, à revelia do Mestre Jesus. Em geral, são sugestões periféricas, cujo efeito é o de desviar a atenção do discípulo do que é, realmente, fundamental. O discípulo verdadeiro tem suficiente discernimento para não se deixar enganar, pois é instruído pelo Espírito de Deus.

Oração

PAI, QUE O TEU ESPÍRITO ME CONDUZA SEMPRE NA VERDADE, FAZENDO-ME CONHECER O ENSINAMENTO DE TEU FILHO JESUS.

Nenhum comentário: