sábado, 18 de junho de 2011

A OPÇÃO FUNDAMENTAL

Mt 6,24-34
"Ninguém pode servir a dois senhores: ou vai odiar o primeiro e amar o outro, ou aderir ao primeiro e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro! Por isso, eu vos digo: não vivais preocupados com o que comer ou beber, quanto à vossa vida; nem com o que vestir, quanto ao vosso corpo... Olhai os pássaros do céu: não semeiam, não colhem, nem guardam em celeiros. No entanto, o vosso Pai celeste os alimenta. Será que vós não valeis mais do que eles?... Olhai como crescem os lírios do campo. Não trabalham, nem fiam... Vosso Pai que está nos céus sabe que precisais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã..."



Na raiz de todas as ações do discípulo do Reino, está a decisão por Deus e pelo querer divino. É a rejeição radical de toda e qualquer idolatria, que coloca as criaturas no lugar de Deus. A vida do discípulo decorre da opção fundamental e concretiza-se como obediência ao Pai e recusa dos apelos que estão na contramão de sua vontade.


O cotidiano do discípulo comporta inúmeras escolhas, de diferentes tipos. Em todas elas, encontram-se traços da opção fundamental. Exige-se dele muita atenção para não se quivocar. Caso contrário, com muita facilidade, perderá o rumo da caminhada.



Oração

PAI, REFORÇA NO MEU ÍNTIMO A OPÇÃO POR TI E POR TUA SANTA VONTADE, DE MANEIRA QUE NÃO ME PERCA NA CAMINHADA PARA TI.

Nenhum comentário: