sábado, 25 de junho de 2011

O AMOR MAIOR

Mt 10,37-42
"Quem ama pai ou mãe mais do que a mim, não é digno de mim. E quem ama filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem buscar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará. "Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. Quem receber um profeta por ele ser profeta, terá uma recompensa de profeta. Quem receber um justo por ele ser justo, terá uma recompensa de justo. E quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequenos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não ficará sem receber sua recompensa".


Jesus exige ter um lugar preponderante na vida do discípulo. Este, porém, é desafiado a compreender o sentido dessa pretensão do Mestre. Fica descartada qualquer compreensão que signifique pensar o discípulo dependente dos caprichos do Mestre e suas imposições descabidas. Em momento algum, Jesus deixou-se levar por seus gostos e interesses. Tudo estava referido ao Pai.


Assim, amar a Jesus significa acolher a revelação do Pai, feita através de suas palavras e ações. E, mais, dar ouvidos aos ensinamentos voltados para as exigências do Reino, cujo objetivo é o de levar o discípulo a centrar-se sempre mais no Pai e na sua divina vontade. O amor do discípulo, voltado para o Mestre, tem como alvo o Pai.

Na eventualidade de haver conflito entre o ensinamento de Jesus e o que vem do pai terreno ou da mãe, do filho ou da filha, o discípulo sabe de que lado ficar. De forma alguma, o querer dos familiares sobrepujará o do Pai do céu. Caso isso aconteça, será indigno de se dizer discípulo de Jesus. A dinâmica do discipulado terá sido desfeita em sua vida. O discípulo fiel não terá medo de contrariar pai e mãe, se estes não estiverem sintonizados com o Reino.

Oração
PAI, QUE TEU FILHO E SEUS ENSINAMENTOS TENHAM PREPONDERÂNCIA EM MINHA VIDA, RELATIVIZANDO TUDO QUANTO NÃO CONDIGA COM TEU QUERER DIVINO.

Nenhum comentário: