quinta-feira, 23 de junho de 2011

A VERDADEIRA COMIDA

Jo 6,51-58
"Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do mundo". Os judeus discutiam entre si: "Como é que ele pode dar a sua carne a comer?" Jesus disse: "Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que de mim se alimenta viverá por meio de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram - e no entanto morreram. Quem se alimenta com este pão viverá para sempre".



A solenidade do Corpo de Cristo confronta o discípulo com um traço essencial de sua identidade: o corpo do Mestre é a fonte de onde se alimenta. Porém, é preciso compreender, corretamente, do que se trata para evitar mal-entendidos, como no início do cristianismo, quando os cristãos foram acusados de canibalismo.


Trata-se de uma experiência espiritual. O discípulo é chamado a conformar sua vida com a do Mestre. É a assimilação do modo de ser do Mestre, no que tem de comunhão com o Pai e disposição para ser, em tudo, obediente a seu querer. É a solidariedade misericordiosa com os sofredores deste mundo, a quem se acode com gestos concretos de solidariedade. É a liberdade diante das coisas mundanas, com a disposição de contrariá-las sempre que estiverem na contramão do Reino.


A Eucaristia cristã é o sacramento da disposição de se deixar alimentar pelo Corpo de Cristo e ser transformado por ele. A abertura para Deus e o trato misericordioso com o próximo serão as indicações autênticas de que o discípulo foi alimentado com o corpo do Mestre.



Oração

PAI, QUE O CORPO DE CRISTO SEJA O ALIMENTO QUE RADICALIZE MINHA COMUNHÃO CONTIGO E ME TORNE SEMPRE MAIS SOLIDÁRIO COM OS CARENTES DE MISERICÓRDIA.

Nenhum comentário: