sábado, 11 de junho de 2011

OS SINAIS DO REINO

Mt 10,7-13
"No vosso caminho, proclamai: 'O Reino dos Céus está próximo'. Curai doentes, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expulsai demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro à cintura; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, pois o trabalhador tem direito a seu sustento. Em qualquer cidade ou povoado em que entrardes, procurai saber quem ali é digno e permanecei com ele até a vossa partida. Ao entrardes na casa, saudai-a: se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz".



Este texto é uma parte da narrativa do envio missionário dos doze apóstolos. Mateus, conforme a estrutura literária de seu evangelho, apresenta este envio na forma de um longo discurso de Jesus. Encontramos aí um perfil da ação missionária nas primeiras comunidades, com o conteúdo da proclamação e a prática a ser exercida nas comunidades de destino. Após chamar os doze discípulos, Jesus os envia em missão, dando-lhes suas orientações. As palavras dos discípulos serão as próprias palavras de Jesus. Quem não os escutar está rejeitando o próprio Jesus e a sua paz. Os sinais do Reino são curas, ressurreições, purificações e expulsões dos demônios. Enquanto sinais indicam que Jesus veio para levantar os abatidos, promover a vida e a integração social entre os pobres excluídos, libertando-os das ideologias do mundo do dinheiro que oferece falsos valores e promessas de segurança. Pelo despojamento, o discípulo dá testemunho da ruptura com este mundo e testemunha sua participação no Reino dos Céus já presente entre homens e mulheres, porém nem sempre percebido.

Oração


PAI, FAZE DE MIM UM INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DA PAZ DESEJADA POR JESUS. PAZ QUE SE CONTRÓI NA COMUNICAÇÃO DOS BENS DIVINOS A CADA PESSOA HUMANA.
Pe. José Raimundo Oliveira,SJ

Nenhum comentário: