sábado, 25 de junho de 2011

COMUNIDADE VOCACIONAL RECEBE JOVENS VENEZUELANOS

Desde o dia 15/06 três jovens venezuelanos (Javier, Andrés e Tonleid), participantes da CUPAH (Comunidade de Universitários Padre Alberto Hurtado)... estão fazendo uma experiência de conhecer mais de perto nossa Comunidade Vocacional. Irão passar um mês compartilhando de nossas atividades e conhecendo um pouco mais do nosso país.

A comunidade CUPAH é um programa da Província dos Jesuítas da Venezuela para formar jovens em valores como a paz, a tolerância, o diálogo, a justiça social e a solidariedade. Nessa comunidade eles assumem as responsabilidades da casa e da convivência. Recebem formação sobre a questão familiar, a sexualidade, o trabalho em equipe. Ao longo de um ano cursam o Diplomado de Liderança em Valores da Universidade Católica Andrés Bello (UCAB) de Venezuela, que compreende matérias como: Cidadania, História de Venezuela, Valores, Antropologia, Igreja e Juventude, Bíblia, Projetos Sociais e Oratória.

Eles também dedicam parte da semana para trabalhos nas comunidade populares de Caracas, assim como numa obra social para crianças (Casa de los Muchachos).

Também está presente, nessa experiência, um eixo transversal que é o acompanhamento espiritual e vocacional. Uma equipe de pscicólogos e jesuítas fazem um acompanhahemto personalizado do processo de discernimento que vivem estes jovens sobre sua vocação profissional e seu projeto de vida.

Por fim, a eles é oferecida a possibilidade de uma experiência no contexto latinoamericano. Com o objetivo de ampliar seus conhecimentos sobre a realidade latinoamericana, eles se incorporam durante um mês ao trabalho pastoral que a Companhia de Jesus realiza em alguma parte da América Latina, a fim de ajudá-los a abrir-se a novos horizontes.

Nenhum comentário: