segunda-feira, 6 de junho de 2011

O MUNDO VENCIDO

Jo 16,29-33
"Os seus discípulos disseram: "Agora, sim, falas abertamente, e não em figuras. Agora vemos que conheces tudo e não precisas que ninguém te faça perguntas. Por isso acreditamos que saíste de junto de Deus!" Jesus respondeu: "Credes agora? Eis que vem a hora, e já chegou, em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis sozinho. Mas eu não estou só. O Pai está sempre comigo. Eu vos disse estas coisas para que, em mim, tenhais a paz. No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo".


A morte de cruz configurou-se como um desmentido da afirmação de Jesus: "Eu venci o mundo". O final de sua caminhada terrena apresenta-se crucificado, portanto, vencido pelo poder da maldade, encarnado na ação desapiedada dos inimigos. Ele teria sido impotente para fazer frente e pôs limites à violência que lhe ra infligida.

O sentido da declaração de Jesus deve ser buscado noutra direção. Deveras, foi vencedor do mundo ao não se dobrar ao poder do mal, nem se deixar desumanizar diante da crueldade com que sua morte foi perpetrada. Nenhum traço de ódio ou desejo de vingança tomou conta de seu coração ao se ver vitimado pela sentença de um tribunal privado de legitimidade. Antes, mesmo pendente na cruz, teve palavras de perdão para os algozes e de acolhida para o companheiro de suplício, que foi capaz de reconhecer a iniquidade cometida contra um justo, Jesus de Nazaré. Por fim, com serenidade de espírito, entregou a vida nas mãos do Pai, como sinal de missão levada a cabo.

O mundo da maldade venceu-o só aparentemente. A vitória coube a quem manteve intacta a fidelidade ao Pai e foi-lhe obediente, sem cair na tentação de se dobrar à pressão dos adversários. Este é o caminho pelo qual os discípulos, também, podem vencer o mundo, inspirados no testemunho do Mestre.



Oração
PAI, COMO TEU FILHO JESUS, QUERO SER VENCEDOR DO MUNDO, FAZENDO-ME OBEDIENTE A TI, SEM CAIR NA TENTAÇÃO DA INFIDELIDADE.

Nenhum comentário: