quinta-feira, 9 de junho de 2011

Beato Anchieta, Rogai por nós!


Dia do Beato Anchieta o Catequista!

"Aqui fizemos uma casinha pequena de palha, e a porta estreita de cana. As camas são redes que os índios costuram; os cobertores, o fogo, para o qual, acabada a lição à tarde, vamos buscar lenha no mato e a trazemos às costas, para passarmos a noite. A roupa é pouca e pobre, sem meias ou sapato, de pano de algodão... A comida vem dos índios, que nos dão alguma esmola de farinha e algumas vezes, mas raramente, alguns peixinhos do rio e mais raramente ainda, alguma caça do mato."
Trecho de carta de Anchieta a Inácio de Loyola -1554.

Anchieta no Brasil

Era dia 13 de julho de 1553, quando Anchieta chegou ao Brasil, o "paraíso terrestre", como descreviam os historiadores contemporâneos do padre. A Terra de Santa Cruz podia ser considerada um sanatório onde aportavam doentes com tuberculose, varíola e outras doenças contagiosas. Anchieta tinha 19 anos. era o mais jovem dos jesuítas na esquadra do Governador Duarte da Costa. A saúde do noviço melhorava sensivelmente. Quando desceu em Salvador estava praticamente curado.
Para José de Anchieta e todos os jesuítas que vieram evangelizar o Novo Mundo, os índios eram pagãos a serem convertidos.
O próprio papa Paulo III havia publicado, em 1537, a bula Sublimis Deus, que considerava todas as raças iguais em face da redenção.
Os evangelizadores acreditavam que não havia salvação fora da Igreja e até imaginavam, antes de conhecer as condições de vida na América, que qualquer pessoa só poderia ser católica se vivesse de acordo com a civilização cristã européia.
O irmão José acabou se tornando o elo de aproximação definitiva entre os índios e os padres. Conseguiu unificar a língua falada pelos nativos, com a qual apresentou a doutrina cristã.


Oremos:

Senhor nosso Pai, através do Beato Padre Anchieta, evangelizastes o nosso Brasil. Ele amou os pobres e sofredores, amenizando

e curando seus males e foi solidário com os índios, ajudando-os a Vos conhecer e amar em sua própria língua e costumes. Neste

momento, ó Pai querido, por intercessão do Beato Padre Anchieta, eu Vos peço (faça aqui o seu pedido) fortalecido pela

mediação de Nossa Senhora, que ele muito amou em sua vida. Amém


Obs.: O Beato Anchieta é padroeiro da nossa província do Nordeste do Brasil. Peçamos a Deus a graça de alcançarmos a fidelidade e ardor missionário que teve o beato quando esteve neste mundo. Amém.


Nenhum comentário: