quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Com 450 padres, começa hoje o 12º Encontro Nacional de Presbíteros

Cerca de 450 padres de todo o país se reúnem a partir de hoje, em Itaici, Indaiatuba, a 120 km da capital paulista, no 12o Encontro Nacional de Presbíteros (ENP). Organizado e coordenado pela Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), organismo de articulação dos padres, vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o encontro tem como tema Presbítero, discípulo e missionário de Jesus Cristo na América Latina.
A abertura está programada para as 14h com uma celebração preparada pelos padres de São Paulo e a palavra do secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa. Também o bispo de Santarém (PA) e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios e a Vida Consagrada da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias, deixará sua mensagem aos padres, além do presidente da CNP, padre José Pietrobom Rotta. Às 16h, o historiador da Igreja, padre José Oscar Beozzo, discorre sobre o tema Um olhar sobre a Igreja.
Amanhã, as atividades serão abertas com missa presidida pelo prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Cláudio Hummes que, em seguida, profere uma conferência aos participantes e atende à imprensa às 11:30h. Para fazer a análise de conjuntura na tarde desse mesmo dia, a coordenação do encontro convidou a deputada Luíza Erundina.
O encontro termina no dia 19 com a posse da nova diretoria da CNP a ser eleita nesses dias. Segundo padre Tarcisio Rech, membro da coordenação, uma carta dirigida aos padres do Brasil deverá ser aprovada pelos participantes e divulgada no final do encontro.

Nenhum comentário: